SEO Marketing: Como e quando usar essa estratégia?

SEO Marketing: Como e quando usar essa estratégia?

SEO Marketing é uma das mais importantes ações de marketing digital nos dias de hoje. Isso certamente todos concordam.

Contudo, desde que comecei a trabalhar com essa estratégia (em 2009), ainda vejo que muitos empresários ainda não perceberam a hora exata de usar o SEO a favor da sua empresa.

Já expliquei anteriormente que o SEO não é uma ferramenta, mas sim um conjunto de estratégias que, aplicadas de forma correta no site, pode aumentar, e muito, a visibilidade da sua marca, serviço ou produto na internet.

 

Ok! Mas como usar o SEO marketing?

Em primeiro lugar é bom que tenha um domínio. Para registrar o seu domínio indico essas duas empresas:

  • Registro.br
  • Godaddy

Com o registro.br você poderá registrar os domínios com o final “.com.br” por um preço de R$40,00 ao ano, já no Godaddy, eu a utilizo para registrar domínios com final “.com”. O custo do domínio na Godaddy pode variar, então, é preciso ver o valor antes de finalizar a compra do seu domínio.

Na sequência é preciso ter um website. Como sempre deixo bem claro, sou muito fã do WordPress, então, sugiro que utilize essa ferramenta. O motivo? É porque o WordPress é otimizado para SEO. #SimplesAssim.

Para pensar na estratégia de conteúdo, caso você não tenha um site, uma boa ferramenta para encontrar sua palavra-chave é a Planejador de Palavras-Chaves, do Google Adwords, e, caso você já tenha um site, além do Planejador de Palavras-Chaves, sugiro utilizar o Google Search Console. Ambas as ferramentas são gratuitas. Encontrando a palavra-chave, fica muito mais fácil encontrar o tipo de conteúdo para trabalhar.

Depois é preciso ter em mente:

  • A sua estratégia de conteúdo;
  • Quais palavras-chaves são importantes e que realmente “representam” o seu negócio;
  • Em quais posições os seus principais concorrentes aparecem para estas palavras-chaves nos resultados de buscas;
  • Qual é a dificuldade de ranquear para cada palavra-chave.

Para pensar na estratégia de conteúdo, caso você não tenha um site, uma boa ferramenta para encontrar sua palavra-chave é a Planejador de Palavras-Chaves, do Google Adwords, e, caso você já tenha um site, além do Planejador de Palavras-Chaves, sugiro utilizar o Google Search Console. Ambas as ferramentas são gratuitas. Encontrando a palavra-chave, fica muito mais fácil encontrar o tipo de conteúdo para trabalhar.

Entender como os concorrentes estão usando cada palavra-chave, que você pretende utilizar para o seu negócio, é o passo seguinte.

 

Como fazer uma pesquisa de palavras-chaves para um bom SEO Marketing?

As pesquisas de palavras-chaves podem ser realizadas utilizando diversas ferramentas, entre elas:

  • Google Adwords Planner.
  • SEMrush
  • Google Search Console.
  • Google Trends.

Utilizando o Google Keyword Planner para o SEO

Para utilizar o Google Keyword Planner é preciso ter uma conta registrada no Google Ads (não precisa ser necessariamente uma conta Gmail ok?).

SEO Marketing - Google Keyword Planner

Após criar a sua conta, siga os passos do vídeo abaixo para dar início as suas estratégias de SEO com as informações que a ferramenta oferece.

 

Utilizando a ferramenta SEMrush para o SEO

O SEMrush é uma ferramenta paga, mas é possível utilizá-la gratuitamente, porém, com algumas limitações.

Ela permite analisar quantas visitas orgânicas um website está conseguindo gerar com as estratégias de SEO e o posicionamento, palavras-chaves e qual URL está ranqueando nos resultados de buscas.

A ferramenta também é utilizada para realização de estudos de benchmark, análises de concorrência, backlinks e otimizações on-page.

SEO Marketing - SEMrush
 

SEO e Google Search Console. Uma combinação poderosa!

O Google Search Console é uma ferramenta criada pela Google e é oferecida gratuitamente.

Com ela é possível analisar quais são as palavras-chaves que estão sendo exibidas com mais frequência no resultado de busca do buscador, quantidade de clicks, posição média da palavra-chave na SERP e qual página está ranqueando para ela.

Além disso, o analista de SEO pode verificar o status da indexação do site no Google, erros em páginas, erros de rastreamento, entre outras informações que ajudarão em uma melhora nas ações estratégicas do SEO.

SEO Marketing - Google Search Console
 

Google Trends: Descubra tendência e as use no seu SEO Marketing!

O Google Trends é outra ferramenta gratuita oferecida pela Google. Sua principal utilidade é na ajuda do entendimento de tendências de buscas na internet.

Com ela é possível perceber se alguma notícia, produto ou marca estão tendo um aumento nas pesquisas que são realizadas no buscador Google, dessa forma, é possível criar conteúdos com base nesses aumentos e aproveitar a “onda” do mercado com conteúdo relevante e de qualidade.

No vídeo abaixo mostro como é simples fazer uma pesquisa de palavra-chave no Google Trends e como entender os resultados gerados pela ferramenta.

 

Quando devo usar o SEO Marketing?

Na verdade, não existe uma ordem de ações que precisam ser feitas dentro do marketing digital, tipo, primeiro Google Adwords, depois Facebook, depois SEO e etc. O ideal mesmo é, no momento em que decidir qual ação tomar, você criar um planejamento para aquela ação.

Particularmente, em meus projetos, sempre tento começar minhas ações pelo SEO. Por quê?

Simples. As ações de SEO Marketing tem um tempo de retorno de médio e longo prazo, então, quanto mais cedo criar, mais cedo terá resultados para analisar e consequentemente, o conhecimento do seu mercado irá melhorar e com ele, seus resultados. Além disso com um conteúdo de qualidade e relevante, as suas campanhas de Google Adwords, por exemplo, também serão “beneficiadas”.

 

Conclusão

O SEO Marketing é uma das principais estratégias para geração de leads, vendas e branding.

Muitas empresas ainda não entendem o quanto é poderosa essa estratégia, e, devido a isso, acabam não dando a devida atenção para o SEO.

Contudo, um estudo realizado pela empresa Conversion, em novembro de 2017 indica que 77% confiam mais nas buscas orgânicas do que nos links patrocinados.

A falta de conhecimento das ferramentas certas para utilizar no SEO, o tempo longo dos resultados e as constantes atualizações dos algoritmos do Google também ajudam para que o SEO acabe ficando em segundo plano nas ações de marketing digital das empresas.

Por isso é importante colocar o SEO, sempre que possível, nas primeiras ações a serem realizadas dentro das estratégias de marketing digital.

 

Sobre a Kenaz Marketing

A Kenaz Marketing é uma startup que tem o objetivo de apresentar para você as principais métricas e resultados das suas ações de marketing em um só lugar.

Com isso você e sua empresa economizam tempo e dinheiro focando em ações que possibilitem os melhores resultados das suas campanhas.

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