Como mensurar os resultados do Instagram.

Aprenda como mensurar resultados no Instagram.

O Instagram têm se estabelecido como uma grande oportunidade para negócios. Já são mais de 1 bilhão de usuários ativos e, destes, aproximadamente 60 milhões são brasileiros.

Ou seja, ao posicionar a sua marca de maneira correta dentro do Instagram você estará tendo uma oportunidade de ouro para alcançar mais pessoas e aumentar seu faturamento.

Contudo, são poucas as marcas que conseguem usar essa Rede Social da forma certa. Na verdade, a maioria das marcas ainda não descobriu muito bem o que está fazendo – afinal – continuam gerando conteúdos sem ao menos saber se eles estão sendo efetivos.


Para definir essa efetividade é necessário gerar uma mensuração adequada dos resultados no Instagram. No Post de hoje você aprenderá como fazer isso da forma certa. 

Confira:

Por que é importante mensurar os resultados do Instagram?

Conforme mencionado anteriormente, mensurar os resultados do Instagram acaba sendo algo de suma importância para determinar a efetividade de qualquer estratégia.

Sem saber quais são os resultados gerados a partir dessa estratégia acaba sendo impossível afirmar se está valendo manter ela ou não.

Além disso, com a mensuração adequada você passa a ter consciência do que precisa fazer para melhorar os seus resultados.

De fato, é preciso passar a enxergar o Instagram não apenas como uma rede social, mas sim como uma estrutura de negócios para a sua marca.

E sendo uma estrutura de negócios, é fundamental que haja Planejamento, Organização, Execução e Controle ou Mensuração.

Somente dessa maneira será possível transformar o Instagram em um produto minimamente rentável.

Tenha atenção as Métricas de Vaidade.

Porém, é preciso ter a consciência de que métricas você deve analisar para que não seja consumido pela Vaidade.

Esse movimento foi percebido logo depois que o Facebook chamou a atenção de grandes marcas, que começaram a criar Fanpages.

Elas não se importavam em responder os clientes adequadamente, gerar um conteúdo útil ou ao menos manter uma presença online interessante.

Tudo o que elas desejavam era possuir mais seguidores, mais curtidas e mais comentários.

E não estamos falando aqui que isso é algo necessariamente ruim. Mas neste caso em específico, tais métricas eram inúteis.

Elas não especificavam se a empresa estava vendendo mais ou menos, ou se a estratégia era efetiva ou não.

Tanto é que hoje essas empresas possuem Páginas fantasmas no Facebook, pois não se conectaram aos fundamentos mais importantes.

Sendo assim, é fundamental que você passe a ter consciência sobre as Métricas de Vaidade.

Essas métricas são aquelas que não possuem a capacidade direta de aferir algo sobre o seu negócio e servem apenas para “exibição”.

Evite-as a todo custo!

Como mensurar os resultados do Instagram?

Como mensurar resultados no Instagram

Abaixo nós vamos mostrar como você pode mensurar os resultados do Instagram. Fique tranquilo, é algo muito fácil, simples e prático.

Tudo o que você precisa fazer é seguir essas orientações de maneira simples e clara, e em seguida será possível ter em mãos um diagnóstico completo da eficiência da sua estratégia nessa rede social.

Veja:

Curtidas

O primeiro ponto que necessita ser analisado com muita cautela são as curtidas.

Em suma, elas representam apenas métricas de vaidade, já que são incapazes de determinar se mais vendas foram feitas ou não.

Entretanto, as curtidas podem ser especialmente efetivas caso você queira testar o gosto da sua audiência pelo seu conteúdo.

Isto é, torna-se possível avaliar através das curtidas quais são os tipos de conteúdo que mais engajam a sua audiência.

Comentários

Outro ponto que vale muito a pena ser observado são os comentários nas suas publicações.

É muito complicado analisar os comentários de maneira qualitativa, principalmente quando o seu conteúdo atinge um alcance muito grande.

Todavia, você deve começar a ler pelo menos uma parte deles para entender sobre o que estão falando.

Essa é uma forma simples de verificar se o seu conteúdo está sendo adequado para sua audiência.

Além disso, também é possível verificar a parte quantitativa dos comentários, isto é, quantos ocorreram em determinada publicação.

Isso também te ajudará a ter noção de como as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo.

Em determinado momento será possível determinar qual a média de comentários que suas postagens recebem e passar a usar isso ao seu favor para ter determinar se o seu perfil está se comportando da maneira esperada.

Aumento do número de seguidores

O Aumento do Número de Seguidores é um indicador claro de crescimento da sua marca no Instagram.

Afinal, quanto mais o seu perfil se torna interessante para as pessoas, mais seguidores você irá angariar.

Mas lembre-se de que estamos falando de seguidores reais, então nada de sair por aí querendo comprar seguidores achando que essa é uma solução interessante.

Esteja sempre mensurando a quantidade de pessoas que começam a te seguir. Não se deslumbre por isso, afinal, apenas o número de seguidores não é tão representativo assim.

Mas de qualquer forma, você pode estar sempre de olho nisso para saber se ao menos o seu perfil está crescendo.

Engajamento

O Engajamento é sem sombra de dúvidas o elemento de mensuração mais importante dentro de uma rede social como o Instagram.

Para que você possa ter uma breve noção, é possível que um perfil com apenas 10 Mil Seguidores lucre mais do que um Perfil com 1 Milhão de Seguidores caso haja um engajamento significativo.

O Engajamento é definido pelo número de ações realizados na sua página do Instagram dividido pelo número de seguidores.

Ou seja, ele mede o quanto as pessoas que te seguem estão interagindo com você.

O seu maior objetivo dentro do Instagram deve ser conquistar cada vez mais engajamento, pois ao fazer isso se torna possível estabelecer um relacionamento gigantesco entre você e aqueles que te acompanham.

Cliques em URL

Normalmente muitas marcas utilizam uma URL nos Stories ou na própria BIO do Instagram como forma de captar Tráfego para determinada página dentro da Internet.

E não há problema algum em fazer isso.

Contudo, você precisa ter noção de que apenas colocar o seu Link disponível não significa que ele receberá um grande número de cliques.

Então o ideal é utilizar alguma plataforma que seja capaz de mensurar a taxa de cliques que determinada URL recebeu.

Desse modo você vai descobrir se determinada URL está funcionando ou não.

Esse é um detalhe muito simples e que as pessoas geralmente ignoram, mas caso você faça essa descoberta, é possível começar a definir quais serão suas próximas estratégias já que existe agora a consciência do que dá certo e do que não dá certo.

Visualização de Stories

A Visualização dos Stories indica o quanto as pessoas estão te acompanhando através dessa ferramenta. 

Em geral esse número tende a ser bem elevado, já que as pessoas gostam muito dessa funcionalidade.

Porém, é necessário ter muita atenção para os tipos de Stories que conseguem mais ou menos visualização.

Neles reside o segredo para que você consiga compreender se determina ação é mais ou menos efetiva.

Muito provavelmente você vai perceber que:

  • Vídeos possuem uma baita audiência;
  • Stories demasiadamente técnicos são pouco visualizados.

De modo geral, os conteúdos de Stories não devem ser excessivamente densos. Eles devem estar dentro do “Topo do Funil”.

Número de pessoas em Lives

Se a sua empresa utiliza Lives para se comunicar com as pessoas é uma boa estratégia passar a contabilizar e mensurar o número de pessoas que assistem o seu conteúdo.

Ao entender o tempo que essas pessoas passam assistindo o seu conteúdo será possível determinar para quem vale a pena fazer uma oferta específica e para quem não.

Afinal, quem te acompanha ao longo de uma live conhece sua marca muito melhor e tem mais propensão a comprar algo.

Horários adequados para postagens

Outro ponto super importante é a mensuração dos horários adequados para a postagem.

Você pode ter acesso a esse tipo de informação verificando as estatísticas do seu perfil.

É possível avaliar quais os horários que geram mais curtidas e interações. Com essa informação você pode adaptar suas postagens para que sejam feitas em horários específicos que te ajudem a entregar sua mensagem com mais facilidade.

Quais métricas usar?

Você não precisa utilizar todas as formas de mensuração mencionadas aqui. Até mesmo porque algumas delas podem não fazer sentido para a sua estratégia.

Portanto, o mais interessante acaba sendo verificar quais métricas podem ser usadas na sua estratégia e começar a analisá-las de maneira mais direcionada.

Ao fazer isso você poderá dar os passos certos em direção ao seu objetivo ao mesmo tempo em que consegue crescer seu Instagram e gerar cada vez mais resultados em decorrência dela.

Conclusão

No começo pode parecer muito complicado utilizar essas métricas para mensurar os resultados do Instagram. 

Além disso, tal ação pode parecer insignificante.

Isso é totalmente normal.

O mais importante é que você se mantenha fazendo isso, pois o acúmulo de dados e métricas fará com que você passe a ter um conhecimento cada vez maior sobre o que deve e o que não deve ser feito.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, não hesite em conferir outros dos nossos posts sobre Métricas!

Sobre a Kenaz KPI’s e Métricas para Marketing

A Kenaz Marketing é uma startup que tem o objetivo de apresentar para você as principais métricas e resultados das suas ações de marketing em um só lugar.

Com isso você e sua empresa economizam tempo e dinheiro focando em ações que possibilitem os melhores resultados das suas campanhas.