Marketing Online: 7 Princípios Que Você Precisa Conhecer!

Marketing Online

O Marketing Online é uma derivação do Marketing para a Internet, mas acima de tudo, ainda conta com os seus próprios princípios.

Entender e trazer esses princípios para suas atividades dentro do Marketing Online é algo fundamental, pois somente dessa maneira suas estratégias e ações poderão vir a se tornar verdadeiramente efetivas.

No Conteúdo de hoje nós iremos apresentar alguns desses princípios para você, de maneira que se torne possível utilizá-los nos seus dia-a-dia aumentando a eficácia dos seus planos dentro da Internet.

Confira:

1- A Cauda Longa é um dos maiores princípios do Marketing Online.

O conceito da Cauda Longa foi descoberto e trazido a tona por Chris Anderson, no livro “ A Cauda Longa”.

Segundo o autor, durante muito tempo a distribuição de consumo dos mais diferentes produtos sempre seguiu um padrão semelhante ao defendido por Vilfredo Pareto em seu princípio 80/20.

Isto é, sempre houve uma minoria de produtos que eram amplamente consumidos enquanto o resto ficava com poucas vendas. Tal estrutura de consumo definiu boa parte do modelo de negócios de milhares de empresas ao redor do mundo durante muito tempo.

Todavia, a Internet simplesmente mudou esse cenário. Em suma, graças a capacidade do mundo online de conectar pessoas e criar estruturas viáveis, passou-se a analisar que os “produtos” que antes compunham os 80% pouco consumidos anteriormente agora eram até mesmo mais lucrativos do que os “Hits”.

Veja, por mais que um grande segmento seja capaz de atrair milhares de pessoas, não é nenhuma histeria afirmar que existem dezenas ou centenas de nichos dentro deste segmento que atraem um número ainda maior de pessoas.

Ou seja, a curva de distribuição passou a apresentar uma Cauda Longa, composta principalmente por milhares de produtos que possuíam uma quantidade ínfima de vendas, sendo até mais lucrativos do que os grandes sucessos.

No Google isso também pode ser observado, dada a existência de milhares de palavras-chave com um baixo número de buscas, mas que graças a grande quantidade acabam sendo super interessantes para atrair Tráfego.

O ensinamento da Cauda Longa é que mesmo os pequenos grupos podem se tornar muito lucrativos dentro do Marketing Online.

2- Mensurar tudo adequadamente é fundamental dentro do Marketing Online.

Outro ponto importantíssimo dentro do Marketing Online diz respeito a mensuração de resultados.

Diferente do mundo “offline”, no ambiente digital é possível ter um completo controle sobre todas as ações que são realizadas através de relatórios claros e altamente detalhados.

Com base nesse tipo de mensuração e análise acaba sendo possível discernir com clareza quais ações são efetivas e quais delas necessitam de melhorias pontuais.

Se você quer aprender mais sobre mensuração e análise de dados, sugerimos que confira alguns dos nossos posts que estarão destacados aqui embaixo:

3- Estabelecer uma boa comunicação com sua audiência é fundamental.

Balões que representam a comunicação dentro do Marketing Online.

Durante muito tempo as comunicações de Marketing das empresas assumiram uma posição unilateral, onde os negócios despejavam diversas informações, propagandas e ofertas para os clientes que, sem direito de resposta eram obrigados a consumir isso.

Entretanto, o desenvolvimento da Internet fez com que tudo isso mudasse. Agora, se uma pessoa é abordada por uma propaganda, a primeira coisa que ela faz é mudar de canal ou acessar a Internet.

Para se ter ideia, viramos uma sociedade que nem ao menos tolera os 5 segundos de anúncios que são colocados no Youtube.

De modo geral, comunicações unilaterais perderam a força e o mercado consumidor quer cada vez mais ter voz ao invés de apenas ser um simples ouvinte.

Portanto, um dos pontos mais importantes dentro da comunicação digital é conseguir iniciar uma conversa com o seu possível consumidor, o guiando por toda sua Jornada de Compra de forma inteligente e eficaz.

4- Mais do que nunca, o Design tem um papel central no Marketing Online!

Para muitas pessoas, incrementar a comunicação de uma marca com detalhes específicos e um Design especial sempre foi considerado algo banal. Na verdade, o foco sempre esteve em elementos ditos mais importantes, principalmente aqueles relacionados ao produto em si.

Contudo, com o passar do tempo acabou se tornando evidente que o consumidor sente mais confiança e vontade de comprar de uma marca que possua um bom investimento em Design.

Afinal, tal esforço costuma render alguns benefícios, como:

  • Criação de uma forte identidade visual;
  • Utilização de recursos visuais capazes de satisfazer o consumidor;
  • Aumento da confiabilidade.

Sobretudo, investir em um bom Design é um dos grandes fundamentos do Marketing Online, pois isso aliado a uma boa comunicação e um bom produto é o que possibilitará uma completa diferenciação de qualquer concorrente dentro do mercado.

5- Estar bem posicionado no Google é essencial!

Pasme:

Mais de 5 bilhões de pesquisas são feitas diariamente no Google e ele ainda é responsável por receber mais de 90% das pesquisas da Internet.

Sem dúvida alguma, estar bem posicionado no Google é um verdadeiro princípio do Marketing Online. É claro, talvez um dia isso possa acabar mudando, mas independente disso, se apegar a tal conceito é importantíssimo nos dias de hoje.

Para estar bem posicionado no Google é preciso aprender a jogar conforme suas regras, que aliás, são extremamente boas e levam em conta sempre gerar a melhor experiência para os usuários.

Aqui embaixo vamos te passar um guia rápido dos pontos que você precisa dar atenção para conseguir aumentar a visibilidade do seu site dentro do Google, atraindo cada vez mais pessoas. Confira:

Mobile First

O principal foco do seu site deve ser dar a devida atenção as estruturas Mobile primeiro, pois é delas que provêm a maior parte do tráfego que será recebido pelo seu site.

Isso não quer dizer que a estrutura deve ignorar o acesso de Desktop, mas sim que é importante que o seu site seja responsivo, isto é, tenha a capacidade de se adaptar perfeitamente a estruturas mobile.

Dessa maneira o usuário que acessar através do seu Smartphone se sentirá mais a vontade e irá permanecer no seu site.

Design Agradável

O seu Design precisa possuir a capacidade de prender a atenção do seu visitante e fazer com que ele permaneça em seu site.

De fato, quando um usuário entra em um site que é esteticamente feio, existem muitas chances de que ele feche a janela imediatamente.

Se isso se tornar algo comum, o Google logo vai perceber que tem algo errado e começará a rebaixar o seu site nas pesquisas.

Conteúdos relevantes

O Google valoriza sites que são capazes de gerar conteúdos que sejam relevantes para a sua audiência.

Aqui não existe um padrão de tamanho do conteúdo ou algo do tipo. O mais importante é que o seu conteúdo seja capaz de sanar perfeitamente as dúvidas da sua Persona.

Técnicas de SEO

Existem também outras técnicas de Otimização para Mecanismos de Buscas que podem te ajudar a se posicionar melhor no Google.

Elas contemplam desde a utilização de Metatags, Title Tags, Alt Text em imagens, Link Building e outros.

De qualquer forma, o SEO é um dos fundamentos mais importantes para se obter uma boa visibilidade dentro do Google e deve ser realizado de forma contínua para gerar resultados.

6- O conhecimento é uma das maiores moedas de troca dentro do Marketing Online.

Dentro do Marketing Online o conhecimento acaba sendo uma das maiores moedas de troca existentes, justamente pelo simples fato de que certamente existem pessoas que não possuem o conhecimento que você possui.

Empresas podem ensinar seus consumidores ou até mesmo informá-los, enquanto pessoas físicas podem fazer a mesma coisa.

No fim das contas, o mais importante é conseguir alcançar uma posição de autoridade perante a uma audiência.

Isso abrirá margem para o desenvolvimento de estruturas online e até mesmo para o crescimento do próprio negócio.

7- A verdadeira batalha é conquistar a atenção das pessoas.

A atenção é o recurso mais valioso que qualquer pessoa possui em sua vida. É justamente pelo fato de esse recurso ser cada vez mais escasso que nós não perdemos tempo com coisas que não são do nosso interesse.

Propagandas são ignoradas, conteúdos vagos não são lidos e tudo aquilo que foge do que queremos saber é deixado de lado.

Mas se você for capaz de conquistar a atenção das pessoas terá em mãos o maior recurso que elas podem te dar.

Dominando isso, toda a sua estrutura de Marketing Online irá ter a possibilidade de se desenvolver.

A atenção das pessoas é o ativo mais valioso que pode ser conquistado!

Conclusão

Estude esses princípios e os aplique em seu dia-a-dia profissional. Temos certeza de que isso fará com que o seu negócio possa crescer cada vez mais.

Além disso, sinta-se a vontade para navegar pelo nosso site e aprender ainda mais conosco. Não se esqueça de compartilhar o nosso post nas suas redes sociais!

Sobre a Kenaz Marketing

A Kenaz é uma ferramenta que centraliza, em um só painel, todos os resultados de Marketing.

Visitas do site, anúncios, redes sociais, Google, etc.

Análise suas métricas e ajuste suas campanhas para vender mais!

 

Preencha o formulário para dar início.

Seus resultados nunca mais serão os mesmos!