Marketing Digital: O que é, como fazer e dicas!

Marketing Digital

O Marketing Digital se estabeleceu como um dos maiores canais de vendas que existem atualmente, dada a sua capacidade de conectar pessoas de uma forma nunca antes vista na história do mercado.

Em virtude disso, é necessário entender mais sobre o assunto o quanto antes, visto que isso pode representar uma grande oportunidade em todos os âmbitos.

Este conteúdo é feito para todos aqueles que desejam saber um pouquinho mais sobre esse campo, independente do seu grau de conhecimento!

Confira:

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital pode ser considerado uma ação ou um conjunto de ações online realizadas por empresas para conseguir impactar clientes.

Atualmente existe muita confusão quanto o assunto é Marketing, Marketing Digital, Marketing Online e qualquer outro tipo de estratégia comercial.

Isto porque se estabeleceu que cada uma delas é completamente diferente da outra. Em outras palavras, muitas pessoas assumem que o Marketing Digital é um novo campo totalmente inexplorado que não possui nenhuma relação direta com o Marketing, seguindo então suas próprias regras.

Mas a verdade não é essa. Em suma, o Marketing Digital pode ser considerado uma ramificação do Marketing que visa atender o consumidor de maneira inteligente e efetiva dentro do ambiente online.

Sendo assim, antes de se pensar em fazer Marketing Digital é preciso pensar a respeito dos próprios fundamentos do Marketing, pois são eles que irão te guiar nessa jornada:

Quais são os principais fundamentos do Marketing?

O Marketing possui alguns fundamentos básicos que você precisa dominar para poder aplicar estratégias de maneira eficiente.

Veja agora quais são esses fundamentos:

Mix de Marketing

O Mix de Marketing corresponde a um conjunto de variáveis que estão sob o controle da empresa e que influenciam diretamente qualquer negócio.

São essas variáveis:

  • Preço – Valor cobrado por um produto ou serviço;
  • Praça – Local onde o produto será comercializado e canais de distribuição;
  • Produto – Produto ou Serviço que será comercializado;
  • Promoção – Estratégias de divulgação.

Cada uma dessas variáveis demanda um grande estudo e precisa ser trabalhada adequadamente para que o Marketing funcione.

Jornada do Consumidor

Seja no “Mundo Offline” ou no “Mundo Online”, todo o consumidor passa por uma Jornada específica até chegar ao momento final de consumo. 

Essa Jornada geralmente é representada por diferentes etapas, que são:

  • Aprendizado – Uma necessidade é descoberta;
  • Reconhecimento – O cliente reconhece que possui um problema;
  • Consideração da solução – São analisadas todas as opções;
  • Decisão de compra – A compra é decidida e então realizada.

Entender essa jornada é primordial para que qualquer ação dentro do Marketing Digital possa ser efetiva.

Caso contrário, seja qual for a estratégia escolhida, haverá dificuldade para torná-la capaz de impactar o cliente, pois não será possível atingi-lo no ponto certo durante sua Jornada de Compra.

Principais termos que você precisa saber sobre Marketing Digital

Imagem mostrando os dizeres "Digital Marketing", reforçando a importância dessa estratégia nas organizações modernas.

Agora que você já possui uma boa noção sobre os principais aspectos do Marketing que compõem o Marketing Digital, precisamos adentrar nos principais termos deste canal de comunicação.

Entender claramente essas nomenclaturas permitirá que você sempre saiba o significado daquilo que está vendo, além de lhe capacitar a crescer mais dentro do Marketing Online.

Veja agora quais são eles:

Lead 

O termo Lead é a bastante tempo conhecido dentro do espectro de Vendas, mas só foi ganhar visibilidade dentro do Marketing a pouco tempo.

Um Lead é um prospecto, um possível cliente que já está interessado de alguma forma no produto ou serviço que você está comercializando.


Utilizam-se diferentes técnicas para conseguir o contato desse potencial cliente para então estabelecer uma comunicação direcionada, facilitando todo o processo de vendas.

Persona

A Persona pode ser considerada um personagem fictício criado para representa as principais características do seu público-alvo.

O grande objetivo de se construir uma Persona é conseguir estabelecer uma comunicação mais específica com a sua audiência, visto que agora você a conhece melhor.

Vale lembrar também que a Persona precisa ser o mais detalhada e singular possível.

Funil de Vendas

Um Funil de Vendas é uma estrutura criada para mapear o seu consumidor em cada etapa da sua Jornada de Compra.


Através de um Funil de Vendas você poderá tanto estabelecer que tipos de estratégia pode usar como também pode definir o seu modelo de negócios.

Existem diversos tipos de Funis de Venda e cada um deles é propício para objetivos específicos.

Landing Page

Uma Landing Page, em tradução literal, significa “Página de Destino”.

Essa página deve ser utilizada para levar o seu cliente até um ponto específico, onde você irá dar a ele uma oferta de conteúdo ou tentar vender algum produto.

É importantíssimo que uma Landing Page seja bem construída e não possua nenhum tipo de funcionalidade que leve o seu cliente a sair da página.

SEO

SEO ou Search Engine Optimization significa Otimização para Mecanismos de Buscas, embora essa tradução acaba não agradando todas as pessoas.

O principal objetivo de uma estratégia de SEO é fazer com que o seu site obtenha um melhor ranqueamento no Google e apareça nas primeiras posições.

Dessa maneira será mais fácil obter Tráfego Orgânico (acessos diretos do Google sem nenhum custo).

CTA

CTA ou Call-to-Action é uma Chamada para Ação. Você a utilizará para fazer com que o leitor tome uma ação específica desejada.

A CTA precisa ser única, objetiva e específica. Quanto mais simples ela for maior serão as chances de que o cliente faça o que é solicitado.

Como fazer Marketing Digital?

Fazer Marketing Digital exige estratégias adequadas e um bom planejamento. Ambas as coisas só são adquiridas através de esforço e busca por conhecimento.

Seja como for, não existe apenas uma regra geral sobre como fazer Marketing Digital. Na verdade, existem diferentes caminhos que são possíveis para alcançar o objetivo máximo almejado, seja ela aumentar vendas, branding awareness ou qualquer outra.

Abaixo, faremos uma pequena lista que envolve tanto as estratégias possíveis como também a base de um bom planejamento.

Isso lhe dará a possibilidade de conseguir entender mais sobre o Marketing Digital como um todo, podendo fazê-lo com maior facilidade.

Estratégias de Marketing Digital

Existem algumas estratégias de Marketing Digital que são altamente eficientes, embora muitas delas acabem derivando de outras.

Neste conteúdo, iremos abordar especificamente 3 destas estratégias, pois é possível considerá-las as mais abrangentes e eficazes:

  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing Direto.

Não existe uma regra geral sobre qual tipo de estratégia você deve seguir. Cada caso deve ser analisado separadamente, pois somente a partir disso é possível definir o que funcionará melhor em cada situação.

Abaixo podemos ter uma breve visão de cada tipo de estratégia:

Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração foi uma estratégia de Marketing Digital desenvolvida por Brian Halligan, Cofundador da Hubspot, uma das maiores agências de Inbound Marketing do mundo.


A estratégia de Inbound tem como seu principal objetivo atrair possíveis consumidores através das mídias digitais, utilizando diferentes recursos, como por exemplo:

  • SEO;
  • Social Media;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Outros.

Através dele é possível que o visitante se torne um possível consumidor e até mesmo um “advogado da marca” em um futuro próximo.

É uma estratégia que se pauta em relacionamento, geração de valor e otimização da própria estrutura para que ela se torne mais interessante para os consumidores.

Marketing de Conteúdo

Existe muita confusão em relação ao Marketing de Conteúdo quanto ao Inbound Marketing, tanto no que diz respeito a qual estratégia está inserida dentro da outra como também entre as diferenças.

O fato é que o Marketing de Conteúdo se resume a uma estratégia de Marketing cujo principal objetivo é identificar, criar e entregar conteúdos de qualidade para a audiência.

No fim das contas, ele acaba ficando inserido dentro do “guarda-chuva” do Inbound Marketing.

O Marketing de Conteúdo pode ser utilizado em diversas estruturas e nos mais variados formatos, como:

  • Blog;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Telegram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Podcasts;
  • Entre outros.

A única coisa que realmente importa aqui é que seja possível entregar um conteúdo de qualidade para o seu público em um canal de comunicação que seja do interesse dele.

Marketing Direto

O Marketing Direto se define como uma estratégia de Marketing que visa obter vendas em uma interação única.

Durante muito tempo essa estratégia de Marketing se manifestou no “Mundo Offline” através de empresas que vendiam principalmente por intermédio de cartas.

Hoje, existem diferentes formas de se fazer esse tipo de Marketing, como:

  • E-mail Marketing;
  • Anúncios Online.

Em síntese, todos os meios de se fazer Marketing Direto necessitam de uma comunicação direta para serem realmente funcionais. Esse tipo de comunicação pode ser obtido através do Copywriting.

O Copywriting é a técnica que visa criar conteúdos persuasivos e que sejam capazes de fazer com que uma pessoa tome uma ação específica.

Planejamento de Marketing Digital

Para conseguir fazer Marketing Digital, o segundo passo é aprender a fazer um bom planejamento.

Afinal, a partir de um plano é possível tomar as ações necessárias para alcançar os resultados desejados dentro do Marketing Digital.

Veja abaixo como você pode fazer um Planejamento de Marketing:

Quais são os objetivos?

O primeiro passo para conseguir estruturar um Plano de Marketing Digital é saber exatamente onde se deseja chegar.

A partir do conhecimento do que se busca é possível traçar uma rota para as ações iniciais, que deverão ser tomadas tendo tudo isso em vista.

Não existe uma regra geral que defina exatamente quais devem ser os objetivos a serem almejados, mas é fundamental que eles sejam adequados para cada caso.

Quais serão as métricas a serem analisadas?

Também é importante definir precisamente quais serão as métricas que devem ser analisadas.

Somente a partir dessa análise é que poderá haver a mensuração adequada da efetividade do Marketing Digital.

Essas métricas precisam necessariamente estar ligadas aos principais pontos de crescimento que essa estratégia deseja promover.

Você já criou a sua Persona?

Entreviste clientes, prospectos, pessoas que não quiseram o seu produto/serviço e analise dados online.

A partir disso será possível mapear de forma clara quem é o seu cliente ideal, descobrindo todas as suas características e singularidades.

Uma vez que você saiba exatamente para quem está se comunicando todo o processo ficará mais fácil, pois a comunicação se tornará mais pessoal e capaz de impactar a Persona em seus pontos mais relevantes.

Que estratégia será utilizada?

Será utilizada uma estratégia de Inbound, Marketing de Conteúdo ou Marketing Direto? O que funciona melhor para o seu segmento?

Através de uma análise detalhada será possível chegar a esse consenso, para então escolher a estratégia que será utilizada.

Quais são os canais que serão utilizados?

Seja lá qual for a sua estratégia, ela precisará se manifestar através de diferentes canais, os quais já citamos anteriormente.

Aqui não há muito mistério:

Se posicione nos canais que são relevantes para a sua Persona e então coloque sua estratégia em prática.

Quais Métricas de Marketing Digital você precisa saber?

As Métricas são ferramentas importantíssimas dentro do Marketing Digital, visto que todos os canais Online são capazes de nos apresentar dados muito importantes.

Utilizar as métricas e acima de tudo, analisá-las, é o que permitirá a verdadeira compreensão a respeito da real efetividade de uma estratégia.

Veja a seguir as principais métricas que você precisa saber:

CPC

O CPC é a métrica utilizada para mapear o Custo por Clique. Através dele é possível avaliar de forma precisa o quanto está sendo gasto para que um clique seja realizado por parte do consumidor.

Sua fórmula é:

CPC = Total Gasto Nos Anúncios

  _____________________

            Número Total de Cliques

CTR

Já o CTR indica a taxa de cliques que determinado anúncio ou Link recebeu.

Sua fórmula é:

CTR = (Total de cliques )

          _________________   x 100

          (Total de impressões)

ROI

Roi ou Return Of Investiment (Retorno sobre o investimento) é uma métrica que mostra de forma objetiva o valor que retornou para o seu negócio após o investimento em determinada estratégia.

Ele é calculado da seguinte forma:

ROI = (Receita – Investimentos) 

          _____________________ x 100

                (Investimentos)

ROAS

ROAS ou Return on Advertising Spend (Retorno sobre investimentos em anúncios) mostra quanto dinheiro voltou para o seu negócio após determinado investimento em anúncios.

Sua fórmula é:

ROAS = (Receita por anúncios) 

          _____________________ x 100

                (Investimentos)

Visibilidade

Número de pessoas que realmente viram o seu anúncio.

Frequência

Média de vezes que o seu anúncio foi visualizado pela mesma pessoa.

Alcance

Quantas pessoas foram alcançadas.

Engajamento

Representa uma taxa ou um número total de interações ( Curtir, Compartilhar, etc).

Taxa de Abertura

Porcentagem do número total de E-mails abertos.

CPA

Custo por aquisição do cliente.

CAC

Custo de aquisição do cliente. Está métrica está ligada somente a fase final de conversão.

CPL

Custo por Lead. O valor que você efetivamente paga para conseguir ter um novo Lead.

LTV

LifeTime Value é a métrica que mostra o quanto determinado cliente irá te gerar em um determinado período de vida útil.

CPM

Custo por mil impressões. Define o valor que é gasto para que mil pessoas vejam o seu anúncio.

Churn

Evasão de clientes.

CPV

Custo por View. O valor que foi pago para que houvesse a visualização de um conteúdo.

AVG Pos

Posição média que um conteúdo seu aparece no Google.

Retenção

Quantidade de clientes que ficam no seu negócio e continuam comprando.

Conclusão

Agora que você já sabe muito sobre o Marketing Digital, continue consumindo nossos conteúdos e evoluindo cada vez mais.

Estamos aqui para te ajudar a encontrar as soluções que precisa. Compartilhe nosso post em suas redes sociais e mergulhe de cabeça no Marketing Digital.

Até mais!