Marketing 4.0: O que é? Como Aplicar?

Marketing 4.0

Pode-se dizer que o Marketing 4.0 é a denominação perfeita para a fase que estamos vivendo no ponto de vista mercadológico. Afinal, nos últimos anos a forma de se fazer Marketing mudou completamente.

Isto porque a Internet promoveu uma ruptura com as estratégias de vendas e interação com os consumidores que até então eram vigentes. Tanto é, que nos dias de hoje a Internet está presente em boa parte das nossas compras.

Essa presença da Internet em nossas compras acontece através de anúncios, blog posts, vídeos e até mesmo os resultados do Google. Este é de fato, um comportamento extremamente padronizado nos dias atuais.

Entender isso é a chave para conseguir se relacionar bem com consumidores e obter vantagem sobre essa dinâmica de consumo e comunicação .

Quer descobrir como fazer isso? Hoje nós da Kenaz iremos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então confira este conteúdo sobre o Marketing 4.0!

O que é o Marketing 4.0?

O conceito de Marketing 4.0 foi desenvolvido por Philip Kotler, considerado por muitos como o grande Guru do Marketing.

Foi ele que escreveu o livro Marketing 4.0, onde são expostos todos os detalhes sobre essa nova fase das relações de comunicação e consumo.

De modo geral, podemos definir o Marketing 4.0 como uma fase onde existe uma migração do tradicional para o digital, através de uma transformação tecnológica.

Ou seja, é justamente nessa fase que os tão tradicionais anúncios em redes como televisão, rádios, “outdoors” e outros começam a perder espaço para as mídias digitais.

O mais curioso sobre essa fase é que ela não está somente relacionada ao desenvolvimento de novas tecnologias, mas sim a uma mudança cultural.

Isto é, atualmente podemos encontrar cada vez mais pessoas que estão perfeitamente adaptadas ao mundo digital e que preferem fazer compras, se comunicar e interagir através da Internet.

Alguns pontos de destaque dentro do Marketing 4.0 são:

  • A Internet permite a conexão mundial, rompendo barreiras geográficas e atuando como um agente de inclusão.
  • O mercado se torna cada vez mais vertical e mesmo pequenas empresas podem conseguir competir com grandes organizações.
  • A influência digital consegue impactar cada vez mais nossos hábitos de consumo.

Como o Marketing evoluiu até o 4.0?

Marketing 4.0

O Marketing passou por um processo de evolução natural ao longo dos anos, que acontece justamente por causa das constantes mudanças tanto no perfil do consumidor como no próprio mercado.

Embora atualmente o modelo 4.0 esteja em evidência, é preciso compreender essa evolução história. Afinal, como diria Confúcio “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”

Entender como a evolução aconteceu pode nos dar as bases para refinar qualquer ação de Marketing, visto que mesmo em um ambiente digital, existem algumas coisas fundamentadas no passado que ainda são muito válidas.

Dito isto, nós lhe convidamos a ver como o Marketing evoluiu até o 4.0!

Marketing 1.0

Para entender o que foi o Marketing 1.0, precisamos analisar todo o contexto sócio-cultural e econômico da época.

Estamos falando de um período onde a industrialização ainda estava dando os seus primeiros passos, tanto é que existiam pouquíssimas indústrias de grande porte.

Justamente por esse motivo o Marketing 1.0 era totalmente voltado ao produto. Até porque, sem concorrentes, bastava divulgar o máximo possível e entregar o seu produto aos clientes.

Não havia necessidade alguma de estudo de público-alvo, diferenciação, etc.

De fato, esta época pode ser perfeitamente definida pela frase de Henry Ford:

 “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto.”

Marketing 2.0

O Marketing 2.0 surgem quando as empresas aprendem a reagir aos grandes nomes como a Ford, que foi citada anteriormente.

Aqui a concorrência começa a ficar acirrada, principalmente por conta do desenvolvimento tecnológico e cultural que permitiu a abertura de novos negócios.

Aqui as marcas começaram a dar o foco ao consumidor, se diferenciando e apresentando diferentes soluções para cada público-alvo.

Marketing 3.0

No Marketing 3.0 as empresas começaram a perceber que embora cada ser humano se junte em “tribos” que sejam semelhantes a ele, ainda estamos falando de seres únicos, com gostos específicos e uma personalidade singular.

Aqui se estabelece a necessidade de uma comunicação um para um, onde os seres humanos não são mais vistos como meros compradores, mas sim como pessoas importantes e que precisam ser bem atendidas.

Marcas começam a adotar valores humanos e se portar de uma maneira mais humana também. 

Aqui as pessoas passam a comprar antes de um produto, os valores e concepções de uma empresa.


Marketing 4.0

O Marketing 4.0 não surge como um inimigo das outras etapas do Marketing, mas sim como algo complementar.

Em outras palavras, as necessidades de se adaptar ao cliente, entregar produtos de qualidade, criar conexão com os valores e manter uma comunicação um para um ainda são extremamente importantes. Não há dúvidas disso.

Contudo, tudo isso deve acontecer agora no ambiente online com ainda mais força. Na verdade, as empresas precisam ser hábeis para combinar o ambiente online com o mundo “offline”, fortalecendo sua estrutura e promovendo a melhor experiência possível para o consumidor!

Qual é a importância do Marketing 4.0?

O Marketing 4.0 é a chave para que uma empresa consiga obter sucesso atualmente. Estar presente na Internet, ser pioneira em novas tecnologias e oferecer a melhor experiência para o cliente são aspectos de suma importância.

Portanto, se adaptar a isso é muito mais do que apenas fazer um post no Instagram ou ter o seu próprio Blog.

No fim das contas, se adaptar ao Marketing 4.0 significa que deve haver uma utilização inteligente dos recursos disponíveis nesse novo cenário do mercado com o máximo de qualidade possível!

Como aplicar o Marketing 4.0?

Dito tudo isto, finalmente chegou a hora de aprender como aplicar o Marketing 4.0. Confira:

Dê voz as pessoas

Esqueça a ideia de manter uma comunicação de mão única com as pessoas que acompanham sua marca. Afinal, todos queremos ter voz atualmente.

Dê espaço para que as pessoas falem e se importe com aquilo que está sendo dito.

Dessa maneira existe uma grande chance de a marca acabe ganhando mais relevância e sendo bem vista pelas pessoas.

Sua marca não é controlada apenas pela sua marca

Mesmo uma empresa que não possui uma estrutura online já possui diversas pessoas falando sobre ela na Internet. 

Isso é algo que simplesmente não há como controlar.

Portanto, ser transparente, gerenciar crises e fazer sempre o melhor são atitudes simples que podem ajudar um negócio e fazer com que as pessoas falem cada vez mais bem das marcas.

Crie advogados da marca

Cada consumidor precisa ser tão bem tratado ao ponto de que ele mesmo irá promover sua marca na Internet e no mundo “offline” para as pessoas.

Com a criação de advogados da marca será possível desenvolver praticamente uma nova força de vendas, visto que nada vende mais do que a boa e velha indicação.

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