KPI´S para Marketing Digital: Como Definir

KPI´S para Marketing Digital: Como Definir

De antemão, KPI´s – Key Performance Indicator – nada mais são do que os reais indicadores de como estão sendo observados o desempenho do seu negócio. São os valores fundamentais que irão medir quais são os processos internos que estão sendo utilizados.

Essa é uma parte essencial de gestão de toda e qualquer empresa, pois serão através dessas métricas que sua estratégia de marketing digital será desenvolvida. Bem como, será possível acompanhar e gerenciar como anda o nível de desempenho e como está sendo o real sucesso das estratégias que estão sendo utilizadas.

Por meio dos KPI´s no marketing digital, sua empresa conseguirá compreender como está cada um dos números. Logo, definirá como melhor traçar metas que sejam realizáveis e ao mesmo tempo atingíveis.

O momento de escolher as métricas são extremamente importantes, e dependerão do mercado que a empresa atua. Por exemplo, uma startup, poderá ter preferências à métrica de atração de clientes novos. Ou seja, aumentar a taxa de conversão de somente visitantes em leads, ou então aumentar o número de trials já existentes.

Para explicar melhor, criei um artigo para falar de algo que é extremamente importante dentro do mundo do marketing digital. Acompanhe e fique por dentro de como melhor criar estratégias para o seu negócio.

 

Definição KPI´S Marketing Digital

De antemão, devo dizer que KPI´S marketing digital são os valores quantitativos essenciais, que irão medir os principais processos internos de sua empresa.

Vou dar um exemplo, o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) estiver alto em sua organização, os gestores conseguirão olhar com mais atenção para os processos que constituem as áreas de vendas e marketing.

Sob o mesmo ponto de vista, caso a retenção esteja baixa, o que precisará ser observado são as etapas de atendimento ao cliente.

Separamos as métricas em níveis: estratégicas e gerais, definindo o negócio como um todo. Enquanto as mais especificas, serão direcionadas para um detalhe operacional ou uma determinada área.

Exemplos de métricas gerais

  • Fluxo de caixa;
  • MRR – Receita Mensal Recorrente;
  • Taxa de Churn.

Exemplos de métricas específicas

  • Taxas de conversão;
  • Custo por Lead.

Como também existem categorias de indicadores variadas, como vou falar a seguir.

 

Quais são as categorias de indicadores de desempenhos?

Como já disse em outros artigos, existem inúmeras possibilidades de análise dentro do marketing digital. Logo, é imprescindível que sua empresa tenha como foco, quais são as chaves para melhorar o seu negócio.

Veja abaixo as principais categorias de KPI´S marketing digital:

Indicadores de produtividade

Esses indicadores são as ferramentas que podem ser aplicadas continuamente na gestão de negócios. Bem como, para poder avaliar como está a eficiência e o rendimento dos processos utilizados.

Para resumir, mensuram a quantidade de recursos que a sua empresa precisa utilizar para gerar um determinado serviço ou produto.

Indicadores de qualidade

Juntamente com os indicadores de produtividade, irão auxiliar no momento de analisar algum erro ou mesmo imprevisto durante o processo produtivo como um todo.

Indicadores de capacidade

Ao mesmo tempo irão analisar como estão as respostas do processo. Como? Por meio da relação de saídas produzidas por unidade de tempo. Aliados a quantidade e produtividade, irão demonstrar o quanto sua empresa é competitiva no mercado.

Indicadores estratégicos

Em suma, os KPI´S estratégicos irão fornecer as principais informações, de como está o seu negócio, em relação às metas anteriormente definidas em sua estratégia. Será um comparativo entre o esperado e o real cenário da empresa no momento. Falando o português mais claro, irão dizer em “que pé” estão as coisas em seu negócio.

 

Diferenças entre métricas e KPI´S

Antes de continuar a falar sobre o assunto, é melhor comentar sobre a tão questionada diferença entre métricas e KPI´S. De fato, ela existe? Sim.  Não que métricas seja a mesma coisa que os indicadores-chaves de performance. Porém, uma métrica pode sim se tornar um excelente indicador-chave de performance.

Enquanto os KPI´S são os critérios fundamentais para o andamento e real objetivo e andamento de sua empresa, as métricas são apenas algo que pode ser quantificado.

É simples, faça a seguinte pergunta mental: tal métrica irá auxiliar como guia em seus propósitos ou mesmo na tomada de decisões dentro do seu negócio? Se a resposta for sim, ela se torna um indicador de desempenho.

Caso a resposta seja não, isso não quer dizer que a mesma deva ser descartada. Pelo contrário, deverá ser utilizada como métrica, gerando bons insights e excelentes relatórios.

 

Como definir os KPI´S mais importantes para o seu negócio

O momento de definir quais serão as métricas mais importantes, vai depender de qual o nicho de mercado em que sua empresa se insere. Como também, de sua realidade atual.

Vou dar o exemplo de uma startup, que pode preferir métricas de atração para novos clientes, como é o caso da taxa de conversão de visitantes em Leads ou trials ativos, como já dito no início do artigo.

Uma vez que seu negócio esteja em fase de crescimento acelerado, veja abaixo as métricas a serem utilizadas:

  • Taxas de conversão de visitantes para Leads;
  • Número de Trials ativos ou versões freemium;
  • Índice de Churns;
  • Porcentagem de clientes ativos;
  • Clients Growth Rate – Taxa de crescimento de clientes;
  • Custo por Lead – CPL
  • MRR (Receita Mensal Recorrente) e ARR (Receita Anual Recorrente).
 

6 principais KPI´S de marketing digital que você precisa conhecer

Através de estratégias adequadas e indicadores corretos, será possível potencializar e muito seus resultados. Veja abaixo os principais KPI´S do marketing digital:

  • ROI – Retorno sobre o investimento;
  • Custo por Lead;
  • Taxas de conversão;
  • Visitantes únicos;
  • Ticket médio;
  • Receita de vendas.

Logo, vimos que os KPI´S essenciais de uma empresa mudam de acordo com o momento da empresa. E principalmente, com a forma que ela decide se posicionar no mercado.

Além de efetuar essa análise interna, é essencial que sua empresa efetua um benchmark para poder efetuar análises relacionadas a outros negócios, que tenham as mesmas características que o seu. Assim, poderá otimizar as métricas-chaves para melhorar o seu desempenho.

O mais importante para o seu negócio, sem sombra de dúvidas, é definir os KPI´S de marketing digital que serão utilizados em suas ações. Os indicadores que trouxe hoje, são os mais utilizados e que melhor irão otimizar suas táticas de divulgação. Logo, é preciso entender que mensurar suas estratégias de marketing é a chave para o sucesso que você tanto deseja.

Se você ainda está um pouco confuso em relação aos KPI´S de marketing digital ideais para o seu negócio, pode utilizar a ferramenta KPI Library. Uma plataforma onde poderá encontrar os melhores indicadores, dos mais diferentes mercados e interesses. Para utilizar, busque as palavras-chaves.

Todo o acesso é gratuito, e você consegue um acesso completo de artigos, pesquisas de benchmarks e claro, KPI´S de marketing digital. Para quem está começando, ou mesmo procurando inspiração, pode ser uma excelente saída.

 

Conclusão

Nesse ínterim, será essa análise junto da utilização de resultados que sua empresa irá crescer constantemente. E você? Tem alguma métrica que considera essencial para avaliar seus investimentos em KPI´S do marketing digital? Deixe seus comentários.

 

Sobre a Kenaz Marketing

A Kenaz Marketing é uma startup que tem o objetivo de apresentar para você as principais métricas e resultados das suas ações de marketing em um só lugar.

Com isso você e sua empresa economizam tempo e dinheiro focando em ações que possibilitem os melhores resultados das suas campanhas.

Quer experimentar a Kenaz Marketing gratuitamente? É só preencher o formulário abaixo:

Nos ajude a construir a melhor ferramenta de marketing para você!

Não iremos mandar spam. Nunca!

Segmento (obrigatório)