Growth Hacking e Métricas de Marketing Digital

Nos últimos anos o campo do Marketing tem sofrido diversas mudanças significativas, com novos métodos sendo  implementados para que haja uma adequação as necessidades atuais impostas pelo mercado.

Entre essas novas tendências dentro do mundo do Marketing nós podemos encontrar o que é chamado de Growth Hacking, uma estratégia que tem uma relação muito grande com métricas e diversos outros elementos que abordamos constantemente.

De fato, utilizar uma estratégia de Growth Hacking é sim suficiente para enxergar diversas mudanças em qualquer negócio, além de um crescimento significativo. Mas para que isso aconteça, deve-se entender perfeitamente sobre o que isso se trata e como tal prática se relaciona com outras áreas do Marketing.

Justamente por isso, trouxemos hoje para você este conteúdo que vai lhe mostrar qual é a relação entre o “Hack de Crescimento” e as Métricas de Marketing Digital!

Confira:

O que é o Growth Hacking?

Em essência. o Growth Hacking é uma estratégia que visa promover um crescimento acelerado para as empresas, utilizando “hacks” para conseguir fazer com que pequenas ações impulsionam o faturamento de uma organização.

Não há muito mais o que dizer sobre ele. Afinal, por mais que exista muita complexidade na maioria dos discursos sobre essa estratégia, ela se resume basicamente a isso:

Promover o crescimento rápido de uma empresa através de estratégias inteligentes.

Um exemplo básico de Growth Hacking seria um simples Teste A/B em uma página da sua empresa.

Através dela poderia perceber-se qual das versões apresentadas são mais agradáveis ao usuário e apresentam maior taxa de conversão.

Como o Growth Hacking surgiu?

Mas bem, como isso acabou surgindo?

A verdade é que nos últimos anos o cenário do empreendedorismo global mudou de maneira radical, fazendo com que as Startups ganhassem cada vez mais força.

Em geral, estamos falando de empresas que são criadas para criar um produto mega inovador mas que geralmente começam com pouco ou praticamente nenhum dinheiro no caixa.

Na maioria dos casos elas precisam de investidores e profissionais dispostos a apostar seus recursos nessa organização.

Não demora muito para que isso se torne uma corrida contra o tempo, visto que o produto precisa ser criado, distribuído e trazer resultados sólidos antes que o dinheiro dos investidores acabe.

Por conta disso, acelerar o processo de crescimento de alguma forma é fundamental, pois caso o contrário as chances de insucesso são ridiculamente grandes.

Em função disso, começou-se a buscar formas de otimizar esse processo, tornando o mais rápido e prático.

Diante de tal situação, o Growth Hacking acabou surgindo.

Qual a relação entre o Growth Hacking e as Métricas de Marketing Digital?

Growth Hacking

Embora muitas pessoas achem que o Growth Hacking seja algo totalmente inovador e revolucionário, não há como negar que ele é, em síntese, um apanhado geral de diversas práticas inteligentes que já foram pré-estabelecidas em outrora.

Isso faz com que o Growth Hacking acabe possuindo uma relação direta com o Marketing Digital e com todas as suas métricas em geral.

Para que você possa entender melhor isso, irei te explicar os pilares por trás dessa relação aqui embaixo:

O Growth Hacking utiliza o SEO

O Growth Hacking muitas vezes acaba utilizando diversos princípios que fazem parte do SEO (Search Engine Optimization) para poder nortear suas estratégias de uma forma efetiva.

Um bom exemplo disso é quando o objetivo principal do Growth Hacking acaba sendo melhorar o posicionamento no Google, manter o usuário mais tempo conectado ao site, entre outros.

O fato é que isso conecta esse tipo de estratégia diretamente a outras facetas do Marketing Digital.

No caso, muitas vezes as próprias métricas de SEO são utilizadas como uma base para a elaboração de atividades de crescimento rápido ou até mesmo para controle da eficácia das estratégias.

O Growth Hacking utiliza a análise de métricas

Outro ponto importantíssimo de se salientar aqui é que na ampla maioria dos casos o Growth Hacking vai precisar realizar uma profunda análise de métricas para poder validar a eficácia das suas ações.

Ou seja, sem um controle de resultados adequados, é simplesmente impossível definir com clareza se as ações adotadas foram capazes de trazer bons resultados.

Sem esse tipo de conclusão, toda a estratégia de crescimento fica comprometida e incorre no risco de não levar a organização para o caminho que ela deseja.

Pior ainda, existe uma grande chance de que a empresa acabe tendo um prejuízo financeiro e de oportunidades, pois estará tomando medidas que não vão trazer resultado algum.

Em outras palavras, a análise de métricas dentro do ambiente online acaba sendo imprescindível para que qualquer estratégia baseada em testes e crescimento rápido possa ser minimamente eficaz.

Testes A/B são utilizados o tempo todo no Growth Hacking

Outro elemento que acaba conectando diretamente o Growth Hacking as Métricas de Marketing Digital é a utilização de Testes A/B.

Caso você não saiba, um teste A/B tem como o principal objetivo mostrar para uma amostra do seu público diferentes páginas com o mesmo objetivo.

O interesse por trás disso é justamente conseguir mensurar de forma adequada qual delas é capaz de trazer os melhores resultados.

Tal tipo de ação pode ser realizada tanto no E-mail Marketing como também em Landing Pages e outras páginas do seu site.

Seja como for, para poder aproveitar o máximo possível dos testes A/B é preciso entender mais sobre as métricas e analisá-las cuidadosamente.

Quais são as práticas que podemos adotar para obter esse crescimento acelerado?

Diante de tudo o que foi posto aqui, você está certamente mais capacitado a adotar uma ação básica que envolva o Growth Hacking e a análise de métricas.

Em função disso, irei mostrar a seguir quais práticas você pode adotar neste momento para conseguir obter esse crescimento acelerado.

Veja:

Defina um problema que precisa ser resolvido

O primeiro passo para utilizar o Hack de crescimento é definir um problema que precisa ser resolvido, pois isso é a base do método.

Não há como estabelecer um crescimento acelerado em determinada área se você nem ao menos sabe o que precisa corrigir para que isso aconteça.

Portanto, inicialmente deve-se analisar diversos pontos da empresa, para então conseguir visualizar com clareza qual ponto deve ser otimizado para que o negócio possa vender mais e se tornar mais lucrativo.

Infelizmente, não tenho como lhe dar um Guia sobre isso. É sua responsabilidade fazer uma análise sobre o assunto para então definir o que funcionará melhor no seu caso em específico.

Consiga reunir o máximo de ideias possíveis

Agora que já existe um consenso sobre o que precisa ser melhorado, não há dúvidas de que o próximo passo é descobrir como essa melhora deve acontecer.

Aqui o ideal é reunir pessoas de diferentes áreas para conversar sobre o assunto e tentar buscar soluções.

Por incrível que pareça, a junção de diferentes grupos com diversos tipos de Know-How acaba facilitando as coisas, pois permite uma análise mais ampla sobre as soluções.

Defina uma ação

Em seguida, a ação estipulada pela equipe deve ser definida.

Vale lembrar que ela deve ter apenas um objetivo e se basear em uma ação simples, que possa ser executada imediatamente.

Testes frequentes

Testes frequentes devem ser realizados para garantir que a solução proposta é efetiva.

Os responsáveis devem ser capazes de definir qual será a melhor forma possível de colocar este teste “no ar”.

Utilize as métricas para saber se o processo foi efetivo

Através das análises de métricas de marketing digital será possível definir se o processo foi ou não efetivo.

Caso a resposta seja sim, deve-se continuar adotando a prática até chegar ao resultado almejado para depois buscar novos pontos de melhorias.

Caso a resposta seja não, deve-se fazer modificações para corrigir os erros e em seguida adotar novos testes.

Todo esse processo deve ser feito o mais rapidamente possível!

Conclusão

O Growth Hacking e a Análise de Métricas de Marketing Digital podem trazer grandes resultados para o seu negócio.

Tudo o que voce precisa fazer é combiná-los da forma certa e manter uma boa constância em suas ações!

Compartilhe esse post em suas redes sociais e faça com que mais pessoas conhecem tudo sobre o Marketing Digital!

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