Funil Multicanal e sua importância para o Marketing Digital

Funil Multicanal e sua importância para o Marketing Digital

Funil multicanal. Você já ouviu falar dessa análise para as ações de marketing digital?

Sendo muito direto, o funil multicanal é a informação que você precisa para entender melhor como está e por quais canais o visitante passou antes de finalizar sua jornada de conversão dentro do seu site.

Com essa informação em mãos, é possível melhorar as suas estratégias de marketing e, assim, mapear os principais canais de conversão da sua empresa.

 

Funis Multicanal: Como analisar?

Antes de falarmos sobre como analisar o funil multicanal, primeiro, é preciso entender como ele funciona.

Bom, vamos aos exemplos.

Imagine que um visitante acessa seu site na intenção de comprar algum produto ou serviço, muitas vezes, essa aquisição não é realizada na primeira visita. Por quê?

A resposta é até relativamente simples. Isso acontece porque o visitante ainda não está completamente decidido em comprar no seu site. Muitas vezes ele ainda está no processo de decisão, ou seja, ainda está avaliando as possibilidades.

Vamos considerar que essa primeira visita foi adquirida por uma campanha de Google Ads. Agora, vamos considerar que após um período de três dias, o visitante retorno a seu site, só que dessa vez, por uma postagem do Facebook e, por fim, após três dias novamente, ele faz a última visita, porém, por uma pesquisa orgânica, ou seja, pelo SEO.

Após o terceiro acesso, o visitante finalmente conclui a aquisição do produto ou serviço.

Então temos o seguinte cenário:

Google Ads > Facebook > SEO (conversão)

Até aqui, espero que a minha explicação esteja sendo clara. 😊

Continuando… Nesse processo foram necessários três canais antes do processo de conversão ser finalmente finalizado.

Por padrão, o Google Analytics (estou considerando essa ferramenta como referência ok?) atribui a conversão para a última etapa (last click) que o visitante realizou no site antes de adquirir o produto ou o serviço. Ou seja, a conversão foi para o SEO.

Porém é importante ressaltar que, se dentro dessa jornada de conversão não tivesse “existido” o Google Ads, a conversão de SEO não teria sido concretizada.

Resumindo: para esse processo de conversão o Google Ads e o Facebook foram fundamentais para dar um “suporte” para o SEO. Simples assim!

 

O Funil Multicanal

Para acessar as informações do Funil Multicanal é preciso que:

  • Seu site, caso seja um e-commerce, tenha a função e-commerce tracking configurada;
  • Seu site tenha alguma configuração de metas configurada.

Caso nenhuma delas estejam configuradas, ao acessar a função de funis multicanal, você irá ver essa mensagem:

Mensagem de erro do Funil Multicanal

Para acessar a opção de funis multicanal, acesse o Google Analytics e na aba do lado direito, procura a opção de comércio eletrônico e depois funis multicanal.

 

Conversões assistidas

Em funis multicanal, vá até a opção de conversões assistidas. Você irá ver uma imagem parecida com essa:

Conversões Assistidas Funil Multicanal

O que essa imagem nos mostra? Ela apresenta os principais canais e qual é o “peso” dele na jornada de conversão dentro do site.

O que é preciso analisar?

Conversões Assistidas - Como analisar

A última coluna “Clique de assistência / último clique ou conversões diretas” é que mostra o peso dos canais de conversão.

A análise é relativamente simples:

  • Valor próximo de 0: Indica que o canal está mais propenso de ser uma conversão last click;
  • Valor próximo de 1: Indica que o canal está em uma situação mediana, ou seja, pode ser last click ou um canal intermediário;
  • Valor maior que 1: Indica que o canal está mais propenso em ter um papel intermediário no processo de conversão.

Então é possível notar que o canal de conversão “Referência” é um ótimo canal para ser usado como suporte para os outros canais de last click. Ou seja, se você parar de utilizar esse canal nas suas estratégias digitais, as chances de ter uma queda nas suas conversões aumentam.

 

Caminhos de conversão mais comuns

Para visualizar a jornada de conversão, é preciso ir em “Caminhos de conversão mais comuns”, também dentro de funis multicanais.

Caminhos de conversão mais comuns - Funil Multicanal

A interpretação desse relatório também é simples. Vamos usar a linha 100 como exemplo.

Nessa interação o visitante veio pela pesquisa paga, depois pela pesquisa orgânica, retornou pela pesquisa paga, depois pelo acesso direto, depois retornou seis vezes pela pesquisa paga, depois acesso direto e por fim, precisou acessar o site novamente três vezes para só então efetuar a conversão.

 

Conclusão

O funil multicanal é extremamente importante para as ações de marketing digital porque ele mostra o processo de conversão como um todo e como os outros canais digitais interagem entre si.

Se ao analisar esse relatório você perceber que o Instagram é muito forte como um canal intermediário, é possível aumentar as ações dentro desse canal para que dessa forma, ele possa dar mais suporte para os outros canais que possuem uma força maior no last click.

Espero ter ajudado e até a próxima!

 

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