Funil Aida ou Funil AARRR: Qual escolher?

Funil Aida ou Funil AARRR: Qual escolher?

Intensa é a melhor palavra que podemos utilizar para qualificar tamanha competição por visibilidade na internet. Os usuários possuem o objetivo de “aparecer” cada vez mais, e isso pode até parecer simples de ser alcançado, principalmente, quando nos damos conta da enorme quantidade de pessoas que acessam as redes diariamente. Porém, conseguir conquistar a atenção do seu público-alvo demanda estratégias bem formuladas e investimento. Conhece o funil aida ou funil AARRR?

Pois bem, esses dois tipos de funil vão explicar que não basta ter somente a visibilidade que você deseja. Para que a startup consiga extrair em todas suas etapas o máximo de resultados possíveis, para assim garantir seu objetivo final: o aumento de seu faturamento.

Nesse ínterim, investidores precisam conhecer esses dois tipos de funis, que foram desenvolvidos a partir de métricas focadas para startups. E que tem como objetivo dedicar ainda mais atenção para o funil de vendas na internet.

No meu artigo de hoje, vou falar sobre cada um dos funis: funil aida e funil AARRR e assim, você vai perceber qual melhor se encaixa no seu tipo de negócio. Continue a ler e venha entender como a relação cliente e empresa possuem diferentes estágios.

 

O que é funil Aida?

Há muito tempo atrás, antes mesmo das lojas de departamento, do e-commerce, telemarketing, mala-direta, cupons de descontos e até mesmo da Coca-Cola, St. Elmo Lewis criou o inovador modelo aida. E foi através dele que muitas equipes de vendas começaram a entender melhor como era feita a decisão de compra de seus consumidores. E pasmem, isso aconteceu em 1898, antes mesmo da Ford lançar seu primeiro automóvel!

funil aida tem como modelo descrever quais são as motivações mais básicas que levam o consumidor a optar por uma determinada marca. Com mais de 112 anos de existência, ele acaba contendo algumas falhas. Portanto, não é o mais indicado para ser aplicados em departamentos comerciais.

Por outro lado, seu conceito ainda é fundamental para acompanhar a visibilidade do que chamamos de espinha dorsal do marketing, do comportamento dos consumidores e da propaganda.

Esse método é extremamente básico, que na maioria das vezes a gente desconhece ou mesmo acaba esquecendo. É preciso entender os 4 estágios básicos da compra, dos quais são vitais para o sucesso de toda e qualquer plano de marketing.

Funil de conversão AIDA - Kenaz Marketing

A foto acima demonstra duas coisas bem importantes:

  1. Cada etapa acaba sendo uma consequência da outra;
  2. Grande parte das pessoas acabam ficando pelo caminho.

Convenhamos, qual o objetivo de qualquer empresa? Chegar até a última etapa, que é a ação. É bom ter a intenção de compra, mas não será ela que irá pagar as contas de sua empresa.

Através do modelo aida, entendemos que o cliente precisa passar por 4 diferentes etapas até chegar no momento de compra do seu produto.

Conhecendo as etapas do funil aida

Vou apresentar as 4 etapas que consistem no funil aida, de maneira simples e objetiva, acompanhe abaixo:

Atenção

Obviamente, as pessoas precisam saber de você e sua marca. Normalmente, uma propaganda poderia ser o suficiente para isso. Porém, através da publicidade que é permanente em todo lugar, somente as mais chamativas, criativas e as melhores irão chamar a atenção que você precisa.

Interesse

Já nessa etapa, os consumidores já conhecem as características do seu serviço e/ou produto. Mensagens misteriosas e relevantes, ou até mesmo algo que recompense o seu cliente, ainda são as melhores maneiras de aumentar o interesse.

Desejo

Criar ocasiões raras, promoções, benefícios únicos e exclusivos do seu serviço ou produto, são as chaves para deixar qualquer marca forte. É preciso criar a sensação do “eu tenho que ter isso” em seu público-alvo. Acredite, esses são os fatores mais importantes para a criação do desejo.

Ação

Em síntese, esse é certamente o estágio mais importante do funil ainda. Sim, estou falando do ato em si: compras, recomendações para amigos ou assinatura. Tudo vai depender do seu objetivo. Entretanto, será nesta etapa que irá alcançar o engajamento dos consumidores pela primeira vez.

Depois de alguns anos, o criador desse funil, acrescentou a satisfação. Impressionantemente, ele foi muito além de seu tempo ao entender a importância da satisfação de seus clientes. Mesmo não tendo criado o termo “pós-venda”, ele certamente já sabia o que estava por vir.

Satisfação

O que é preciso para conquistar novos clientes? Primeiro, acaba sendo mais caro do que manter um cliente. E obviamente, a melhor maneira de conseguir isso é através da satisfação de seus clientes. Saber ouvir seus clientes, manter um bom time de pós-venda, CRM e SAC são os que definitivamente trazem a volta desses clientes.

 

O que é funil AARRR?

Depois que apresentei porque é tão importante dar atenção às métricas, e principalmente, os perigos que consistem em somente focar nas métricas de produtos e as melhores características delas, é o momento de conhecer o funil AARRR.

O criador e figura importantíssima dentro da cena das startups, Dave McLure, criou em 2007 uma estrutura de métricas, que permitem a visualização mais rápida dos mais importantes aspectos de um produto.

Foi uma criação tão genial, que diversos produtos digitais e inúmeras empresas utilizam esse padrão para se comunicarem com seus números.

Funil AARRR Kenaz Marketing
 

Conhecendo as etapas do funil AARRR

Dada a imagem acima, vou explicar cada uma das etapas desse excelente funil, acompanhe:

Aquisição

Como os usuários estão encontrando seus produtos? Nessa etapa podemos medir quais são os canais que trazem maior tráfego para o seu produto. E-mail marketing, mídias sociais, SEO ou ADS.

Quais conseguem converter mais? Quais são os canais mais volumosos e principalmente, qual é o custo-benefício para isso?

Ativação

Aqui é a demonstração de o que as pessoas fazem assim que se deparam com o seu produto. O foco principal é: os usuários estão efetuando o cadastro no grande “botão vermelho” que você instaurou?

Retenção

Nessa etapa é o momento de medir se os usuários estão voltando a procurar pelo seu produto. Por exemplo, uma boa indicação é através de logins ou abertura de e-mails de drip marketing.

Referência

Como os seus usuários estão comentando sobre seu produto para outras pessoas? Para turbinar essa etapa, a grande dica é utilizar concursos e campanhas estratégias, por exemplo, a criação de hotsites.

Receita

Money! Sabemos que não são todos os produtos digitais que estão nesse ínterim. Nessa etapa entrará como é o seu modelo de negócio e como você deseja monetizar suas estratégias.

Conversão

Sem dúvidas você se perguntou: e a conversão fica onde? Exatamente entre cada uma das etapas do funil AARRR. Por exemplo, da aquisição para ativação.

É exatamente neste ponto que o trabalho começa acontecer. Como? Fazendo com o que o usuário caminhe o máximo possível dentro de todas as etapas do funil.

Vou utilizar um exemplo simples, um time multidisciplinar precisa focar somente na ativação, enquanto precisa existir outro somente na retenção.

 

Mas enfim, qual utilizar: funil aida ou funil AARRR?

Depois dessa explicação você deve estar se perguntando, então é preciso somente criar uma planilha com tudo isso, medir e já está tudo pronto para o melhor caminho de estratégias?

Praticamente isso. É preciso pensar em ambos funis como denominadores comuns. Serão eles excelentes pontos de partida, por exemplo, para colocar seu time na mesma página.

A diferença é, o funil aida é voltado para a abordagem do seu produto, enquanto o funil AARRR é voltado para o seu negócio. Cada um possui uma estrutura única e que irão mostrar como seus usuários estão navegando, através de números.

Empreendedores entendam, adotem ambas as estratégias para aumentar suas vendas. Esse tipo de planejamento deve ser sempre associado a métricas e resultados. E é exatamente através dessas ações que você irá melhorar o relacionamento entre empresa-cliente e aumentar seu faturamento.

Ambos os métodos podem ser adotados por startups que possuem estratégias consolidadas ou para aquelas que desejam melhorar o relacionamento com seus clientes.

Como consequência, a utilização do funil aida e o funil AARRR irão aumentar seus números de conversões e claro, de vendas! Até a próxima!

 

Sobre a Kenaz Marketing

A Kenaz Marketing é uma startup que tem o objetivo de apresentar para você as principais métricas e resultados das suas ações de marketing em um só lugar.

Com isso você e sua empresa economizam tempo e dinheiro focando em ações que possibilitem os melhores resultados das suas campanhas.

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