Data Driven: O que é e como pode ajudar sua empresa

Data Driven

Nunca antes na história houve um acesso tão grande a dados, informações e diversos outros recursos de análise. Todavia, essa abundância de dados também acaba gerando diversos problemas.

Afinal, de nada adianta possuir uma quantidade exacerbada de informações sem a existência de algo que possa organizá-las de uma forma adequada.

É justamente nesse contexto que o Data Driven surge, não como o “Salvador da Pátria”, mas sim como uma forma de análise efetiva que utiliza os dados coletados da maneira correta. Sinceramente, não utilizar uma metodologia de Data Driven é um grande erro que pode estar fazendo muito dinheiro ficar “sobre a mesa”.

Para poder usar o Data Driven da forma certa e aproveitar todo o seu potencial, sugiro que leia este conteúdo com muita atenção, pois nele iremos te mostrar absolutamente tudo sobre o assunto. Confira!

O que é Data Driven?

A tradução mais clara para Data Driven seria “Orientado por Dados”, mas bem, o que isso significa no nosso cotidiano?

Veja, ao estabelecer uma estrutura orientada por dados você passa a alocar boa parte das decisões estratégicas e técnicas da sua empresa sobre o prisma quantitativo. Isto é, os dados passaram a ter uma grande relevância dentro do seu negócio.

Entretanto, é imprescindível que você compreenda a gritante necessidade de que essa gestão orientada por dados seja a mais profissional e assertiva possível,

Caso contrário, você cairá no erro que mencionamos anteriormente, que é o de possuir uma enormidade de dados e não conseguir usá-los de maneira correta, causando assim uma Miopia estratégica muito perigosa.

Porém, em suma, uma empresa que paute sua estrutura em Data Driven terá a capacidade de tomar decisões mais embasadas, com maior grau de acerto e irão apresentar uma lucratividade superior ao longo do tempo!

Vale a pena investir em Data Driven?

Existe um certo preconceito de grande parte dos gestores com relação a investimentos em Data Driven.

Devido a recenticidade deste tipo de método é normal que muitas pessoas acreditem que ele não possui uma serventia tão grande.

Afinal, o que simples dados poderiam mostrar?

Pois a grande verdade é que os dados possuem um grande poder e são capazes de mostrar pequenas nuances e grandes oportunidades que certamente passariam completamente despercebidos por qualquer empreendedor.

A partir do momento em que o investimento em Data Driven é realizado, o acesso e gerenciamento de informações se prolifera, fazendo com que a empresa possa ter uma visão muito clara de tudo o que está acontecendo.

Tal visão proporcionará novas oportunidades, ideias e soluções para diferentes aspectos do negócio.

Em suma, investir em Data Driven é investir no sucesso do seu negócio!

Como o Data Driven pode ajudar sua empresa?

Não adianta de nada bater na tecla de como o Data Driven pode ajudar sua empresa sem mostrar isso de uma maneira prática.

Em virtude disso, irei listar a seguir algumas das formas nas quais o Data Driven pode auxiliar a sua empresa. Veja:

Não será preciso perder tempo para tomar decisões

Atualmente muitas organizações acabam sofrendo com a perda de tempo para tomar determinadas decisões.

Essas decisões obviamente levam tempo por conta de inexistência de informações suficientes para tornar o processo de decisão mais simples. Afinal de contas, com um mapa correto da realidade não existem motivos para perder tempo com pensamentos distantes.

É justamente nesse aspecto que o Data Driven irá prestar seu auxílio, priorizando os dados adequados e apontando caminhos e decisões de forma rápida e eficiente.

Sua empresa seguirá caminhos previamente analisados

Com o embasamento em dados não haverá a mínima possibilidade de que sua empresa siga caminhos desconhecidos e problemáticos devido a uma má decisão.

De fato, você sempre saberá o que está fazendo e para onde está indo, pois os dados mostraram com clareza as possibilidades existentes.

É claro, cabe a você fazer a interpretação correta disso.

Melhor aproveitamento do potencial de cada cliente

Através de uma gestão orientada para dados você poderá descobrir dados sobre os clientes, podendo inclusive realizar diversas estratégias de Cross Selling e Up Selling.

Tal ação não somente irá beneficiar o seu cliente como também a sua empresa, que poderá ter resultados melhores.

Um claro exemplo disso é o de Supermercados que através do padrão de compras de cada cliente são capazes de ofertar os produtos que ele irá necessitar.

Para se ter uma noção, existem cases de estabelecimentos que conseguiram definir um padrão que indicava  que determinados clientes iriam ter um filho em pouco tempo e, com base nisso, podiam oferecer os produtos adequados para essa nova fase de maneira sutil e inteligente.

Quais são as vantagens do Data Driven?

Homem analisando computador, focado em ações de Data Driven

Veja a seguir algumas das principais vantagens do Data Driven:

Dados de alta qualidade

Você sempre terá acesso a dados de alta qualidade, que vão mostrar tudo aquilo que você precisa saber sobre o seu negócio.

Obviamente precisa haver um processo inteligente de captação dos dados e gestão dos mesmos, mas uma vez que isso seja feito tudo ficará mais fácil.

Com esses dados haverá a possibilidade de tomar ações cada vez mais inteligentes e capazes de gerar bons resultados para sua empresa com um investimento que se tornará barato ao longo do tempo.

Aumento das conversões em cada estágio do Funil

Com os dados adequados você poderá tomar atitudes que tornarão cada estágio do seu Funil de Vendas mais eficiente.

Isso não acontecerá da noite para o dia, mas não há dúvidas de que a experiência em cada etapa do funil somada ao tempo adequado e a captação de informações fará com que seja possível tornar o seu Funil de Vendas mais eficiente.

Em outras palavras, não será somente uma questão de conseguir mais clientes, mas sim de otimizar sua estrutura de vendas ao máximo, gastando menos para conseguir ainda mais clientes.

Mensuração eficaz das interações

Através do Data Driven, cada uma das interações realizadas com sua marca será computada e transformada em uma informação útil e que pode ajudar a planejar diversas ações futuras.

Saber exatamente quais são os pontos de contato com o seu cliente e quais deles estão tendo mais resultados é fundamental para qualquer tipo de negócio!

Aplicação do Data Driven na prática

Vejamos agora como você pode começar a aplicar o Data Driven na prática do seu negócio. Afinal de contas, somente dessa maneira você conseguirá ter acesso a todos os benefícios e vantagens que foram citados ao longo deste texto.

Essa aplicação se divide em 3 etapas que devem ser seguidas sequencialmente. São elas:

Cultura de Data Driven

Primordialmente a sua empresa precisa assumir uma cultura de Data Driven, na qual todas as decisões e todos os interesses da empresa precisam assumir a forma de dados.

Veja bem, quando isso acontece não é mais necessário fazer uma vigilância sobre todos os departamentos para que eles sigam uma orientação para dados, pois eles irão fazer isso naturalmente.

Todavia, não há como negar que introduzir uma nova cultura dentro de um negócio estabelecido não é algo assim tão simples.

Na verdade, será preciso despender um bom tempo com os seus funcionários, treinando-os para entender essa mudança que deverá ocorrer.

Gestão de Data Driven

A Gestão de Data Driven se refere a necessidade de que os profissionais que ocupam a posição mais alta e também intermediária da organização passem a analisar as situações com base nos dados.

Isto é, não adianta de nada toda a empresa seguir uma filosofia baseado em termos quantitativos se os gestores não acompanharem essa mudança.

Além disso, deve haver uma capacitação desses profissionais para que eles consigam retirar o máximo de informações possíveis desses dados, utilizando-os em todo o seu potencial.

Ao agir dessa forma eles estarão construindo os fundamentos de uma gestão efetiva e capacitada a trazer os melhores resultados para a empresa!

Integração entre Data Driven e Vendas

Também é necessário que haja uma integração poderosa entre o Data Driven e todo o corpo de vendas de uma empresa.

Isto quer dizer que os profissionais que estão ocupando a linha de frente precisam ter em mãos os dados mais relevantes sobre cada cliente, além dos demais dados necessários.

Em posse desse tipo de informação, não há dúvida alguma de que o corpo de vendas terá a capacidade de fechar mais negócios, sendo que todos eles provavelmente vão ser “Negócios melhores”, ou em outras palavras, mais lucrativos para a sua empresa.

Conclusão

Instaurar uma cultura de Data Driven não é algo complicado ou que demanda anos. De fato, você pode fazer isso em alguns meses, mas o importante é que comece agora.

Dessa maneira haverá mais tempo para a adequação da empresa, assim como mais dados serão coletados.

Em pouco tempo haverá um mar de informações que tende a somente beneficiar o seu negócio.

Justamente por isso, aderir o Data Driven na sua empresa deve ser algo tratado com urgência, pois o quanto antes se começar, melhores serão os resultados!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, ok?

Até mais!