A Lógica de Consumo

A Lógica de Consumo

Toda e qualquer compra feita por um cliente possui uma motivação por trás, de forma que nenhum tipo de consumo é feito sem que haja um embasamento racional ou emocional por parte do consumidor. É isto que chamamos de ” A Lógica de Consumo”.

Justamente por esse motivo acaba sendo essencial para as empresas descobrirem tudo o que puderem sobre esse aspecto comportamental do cliente, visto que uma vez dominado, ele servirá para que as empresas passem a ter mais facilidade na hora de comercializar seus produtos e serviços.

Todavia, obter essa compreensão pode ser difícil quando não se sabe exatamente qual deve ser o ponto de partida. Para facilitar esse processo, decidimos criar este conteúdo que te mostrará tudo sobre A Lógica de Consumo.

Confira!

O que os clientes buscam?

A Lógica de Consumo

Um dos primeiros pontos no processo de compreensão da lógica de consumo é entender o que exatamente os clientes buscam.

Saber a resposta para essa pergunta é o suficiente para lhe dar uma vantagem competitiva significativa, visto que você terá a possibilidade de entregar para os seus clientes exatamente o que eles querem.

Abaixo irei listar alguns aspectos que certamente figuram entre as principais buscas dos clientes. Veja:

Os clientes sempre irão buscar um grande comprometimento por parte da empresa

A Lógica de Consumo implica que nenhum cliente quer fazer negócios com uma empresa que não esteja comprometida com o seu sucesso como cliente.

Todos nós queremos comprar de uma empresa que pode nos oferecer o melhor produto ou serviço disponível para nossas necessidades.

Se você mostrar esse comprometimento para os seus clientes, o consumo será cada vez mais constante.

Todo cliente busca ser surpreendido.

Qualquer cliente gosta de comprar algo e ser surpreendido com algo que vai além do esperado.

Isso não quer dizer que você precisa entregar outros produtos ou serviços mais elaborados. Você precisa apenas entregar um produto que supere as expectativas do seu cliente.

Valores sociais

Vivemos em uma época onde os valores sociais estão cada vez mais em evidência. Dito isto, é preciso ter consciência de que os clientes irão buscar de maneira mais constante empresas que demonstrem ter uma grande responsabilidade social.

Atendimento ágil e eficaz

Todo mundo gosta de um atendimento ágil e eficaz. Não há nenhum mistério nisso. Essa é a Lógica de Consumo.

Esse padrão existe hoje e existirá para sempre, então caso você consiga dar este atendimento rápido para seus clientes, pode ter certeza de que eles vão sentir prazer em consumir seus produtos.

Atendimento a reclamações

Quem aqui nunca teve problema com um produto que atire a primeira pedra. Pois é, essas coisas costumam acontecer, e de fato não há problema algum com isso.

O problema é quando as empresas ignoram totalmente as reclamações. Além de irritar profundamente o cliente esse tipo de atitude acaba fazendo com que ele fale mal da marca para todos que conhece.

Se você atender o problema rapidamente e resolvê-lo, o cliente ficará ainda mais feliz e confiará mais na sua marca.

Transparência

Ninguém deseja comprar um produto ou contratar um serviço que não possam entregar o que foi prometido.

O melhor que uma empresa pode fazer é ser transparente com seus clientes e falar a verdade sobre tudo. Mesmo que algumas vendas sejam perdidas agora em decorrência disso, muitas outras serão conquistadas no futuro devido a cultura honesta estabelecida.

Como encantar o cliente?

É preciso que um dos seus maiores focos dentro do que conhecemos como A Lógica de Consumo seja encantar os seus clientes.

Uma vez que você já tenha uma noção clara do que os seus clientes buscam, precisamos dar sequência e começar a focar nossos esforços para encantar os clientes.

Para conseguir fazer isso você precisa seguir alguns passos básicos que estarão descritos no conteúdo abaixo.

Veja:

Cuide da equipe

Você não pode atender todos os seus clientes simultaneamente. Isso é simplesmente impossível!

Goste ou não, será necessário treinar seus colaboradores para que eles atendem bem as pessoas.

Sendo assim, a melhor forma de encantar os seus clientes é encantar os seus colaboradores!

Se você cuidar bem deles eles também vão cuidar bem dos clientes e todo mundo irá sair ganhando!

Conheça o cliente

Mesmo havendo um certo padrão entre o que os clientes geralmente buscam, cada tipo de negócio irá possuir clientes com características específicas.

Se você quer encantar os seus consumidores, comece a conhecê-los melhor e desenvolva produtos e serviços que estejam de acordo com suas preferências.

Quanto mais você pensar nos clientes mais eles irão gostar de você.

Ouça o cliente

Ao ouvir o cliente você saberá quais são suas necessidades, objeções, problemas, desejos etc.

A maioria das empresas ainda vive presa ao século XX e mantém uma comunicação unilateral com os clientes.

Essa fase já passou e você precisa perceber isso. Fale com seus clientes, mas também faça questão de ouvi-los!

Tenha embaixadores

Você precisa direcionar seus esforços para criar embaixadores da sua marca.

A partir do momento que seus próprios clientes fizerem todo o trabalho de divulgação do seu produto, o encantamento está feito.

Desse modo cada vez mais pessoas serão atraídas para o seu negócio e a maioria irá se satisfazer plenamente!

Surpreenda a clientela

Jamais entregue mais do mesmo para os seus clientes. Sempre surpreenda-os da maneira que for mais interessante para eles. Essa é um dos pontos fundamentais para que a Lógica de Consumo surta efeito.

Ao fazer isso, sua empresa será lembrada de forma completamente diferente a qualquer outro negócio que já tenha entrado em contato com esse cliente.

Você conquistará a sua mente e o seu coração!

Dicas para conquistar o cliente

Confira abaixo algumas dicas para conquistar o cliente!

Crie um planejamento para o processo de vendas

Se você tentar vender de qualquer forma, não somente irá reduzir suas chances de fazer negócio como também irá prejudicar a sua relação com possíveis clientes.

Antes de tudo, estude o seu mercado  e veja qual é a melhor maneira de entrar em contato com seus clientes para uma abordagem de vendas. 

Uma vez que isso esteja feito você terá mais chances de concretizar sua venda e de melhorar as relações com os seus clientes.

Entenda perfeitamente o problema do seu cliente

Se você quer conquistar os seus clientes é preciso primeiramente entendê-los perfeitamente.

Como já foi mencionado ao longo deste conteúdo, é fundamental que você converse com eles e os compreenda.

A partir deste tipo de entendimento você poderá criar os produtos e serviços adequados para determinado público. Entender a Lógica de Consumo irá te ajudar a fazer isso com mais facilidade.

Ofereça a solução ideal

Se você quer conquistar seus clientes é preciso oferecer a eles a melhor solução presente no mercado.

Por mais que dependendo da sua estrutura isso pareça algo improvável, é preciso trabalhar com esse foco.

Ao fazer o seu melhor para entregar ao cliente o que é melhor para ele você irá gerar a percepção por parte do consumidor de que o seu negócio está amplamente preocupado com ele.

Tal ação criará uma conexão maior entre empresa e cliente e facilitará o processo de fidelização.

Negocie de forma inteligente

Nos momentos de venda, você jamais deve tentar negociar de maneira agressiva ou impaciente.

Novamente, ouça o seu cliente, veja quais são os seus problemas e objeções e então negocie.

A função da sua empresa não é vender a qualquer custo, mas sim entregar o melhor produto para o seu cliente, seja ele o seu ou de um concorrente (lembrou da honestidade que falamos antes?).

Cuide do seu cliente no pós-venda

Se você quer encantar seu cliente, não basta apenas se preocupar com aquilo que acontece antes da venda. A lógica de consumo vai muito além disso.

De fato, o seu negócio precisa demonstrar estar amplamente preocupado com o período de pós-venda também.

Entre em contato com o seu cliente, converse com ele e tente entender como está sendo para ele.

Esse é o momento ideal para lidar com as reclamações muito antes de elas sequer aparecerem.

Tal postura fará com que os consumidores valorizem ainda mais o seu negócio, dada a extrema preocupação que você tem com eles.

Técnicas para conquistar o cliente

Se você quer conquistar um cliente, é preciso utilizar as técnicas corretas.

Abaixo irei citar algumas delas. Eu realmente espero que você as utilize como forma de melhorar a sua relação com os consumidores!

Confira:

Melhore a qualidade do seu produto

Uma técnica básica para conquistar seus clientes é simplesmente melhorar a qualidade do seu produto.

Essa simples ação fará com que eles passem a ter uma percepção de valor maior para o seu negócio e comecem  a ver sua empresa como “algo a mais”.

Melhorar o seu produto depende apenas da sua capacidade de ouvir o seu cliente e fazer as alterações necessárias com base em seu Feedback!

Faça Marketing de Conteúdo

Através do Marketing de Conteúdo você pode gerar conteúdos relevantes para o seu público, melhorando sua relação, educando-os e fazendo com que se tornem promotores da sua marca.

Uma estratégia eficaz de Marketing de Conteúdo pode ser o suficiente para colocar a sua empresa no mapa e lhe ajudar a conquistar mais clientes.

Além disso, é o tipo de estratégia de Marketing de menor custo que existe atualmente.

Se preocupe com o seu cliente o tempo todo

Mantenha uma preocupação elevada com o seu cliente em todos os momentos. Ao fazer isso você irá conseguir ter resultados extraordinários no que diz respeito a conquistá-los, afinal de contas, você estará ao lado dos seus consumidores o tempo todo!

Conclusão

Você possui agora a Lógica do Consumo em suas mãos e o guia para utilizar isso. Não perca tempo e aplique o que foi dito aqui no cotidiano do seu negócio. Tenho certeza de que os resultados serão excepcionais!

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