A importância do Marketing Digital como chave para os negócios

A importância do Marketing Digital como chave para os negócios

A evolução da tecnologia e da internet proporcionou espaço para que as mudanças ocorram de forma muito mais rápida, com grande fluxo de informações e com a quebra de barreiras físicas.

Vivemos atualmente a era da conectividade, que acabou se tornando o principal meio de interação com o consumidor. E aí que entra o papel do marketing digital nos negócios, que merece uma atenção exclusiva.

Mas qual a diferença, então, entre o marketing tradicional e o marketing digital?

O marketing digital é o conjunto de estratégias para atrair novos negócios, criar novos relacionamentos ou até promover produtos em ambiente digital.

E, justamente por estar inserido nesse ambiente, o contato com os clientes é mais próximo e personalizado. Os canais digitais incluem blogs, mídias sociais, sites, e-mails.

No marketing tradicional essa comunicação com o público ocorre offline, em canais de comunicação que se restringem a meios como televisão, jornais, revistas, eventos.

A comunicação com o consumidor é unilateral, apenas a empresa realiza o contato, o que acaba sendo uma limitação para o marketing tradicional.

Nos meios digitais não há esse problema, a comunicação é bilateral, a empresa se comunica com os consumidores e vice-versa.

Então, mensurar o retorno de investimento das estratégias de marketing tradicional acaba sendo mais difícil.

É necessário ter um contato direto com o público para se realizar uma avaliação com perguntas como, se a publicidade foi relevante na hora da compra do produto ou serviço.

E, é justamente esse o diferencial do marketing digital. Os resultados de investimentos podem ser mensurados de forma rápida e precisa por meio de métricas e KPI’s, que auxiliarão a entender se houve um retorno ou não.

Assim, é preciso repensar o modo como é realizado o marketing tradicional e como aplicar o marketing digital de forma a expandir o alcance e aperfeiçoar a imagem da marca para obter resultados mais satisfatórios.

As vantagens do Marketing Digital para impulsionar as vendas

As vantagens do Marketing Digital para impulsionar as vendas

Em um cenário atual em que os usuários são bombardeados a todo instante por diversos anúncios de várias marcas diferentes, o marketing entra para conseguir chamar a atenção do consumidor.

O consumidor está cada vez mais exigente e mais consciente de seus desejos. Agora requer mais esforço para convencê-lo  a adquirir um determinado produto ou serviço.

No marketing digital, algumas ferramentas como o Google Ads fornecem a possibilidade de segmentar o seu pública alvo com uma maior precisão.  Com o banco de dados de usuários da empresa, é possível traçar um perfil mais preciso do seu público ideal.

Os dispositivos móveis contribuíram para melhorar a interatividade com os consumidores, que podem agora opinar e indicar os produtos de interesse a qualquer momento e em qualquer lugar.

Isso gera novas oportunidades de adquirir novos clientes, atraídos por recomendações e boas avaliações. Além de fidelizar os atuais clientes com o ganho de uma confiança facilitada por essa aproximação.

As opiniões dos clientes, agora facilmente acessíveis, também ajudam a identificar problemas e criar soluções de forma muito mais rápida e efetiva. Assim, pode-se modificar ou retirar anúncios, evitando prejuízos maiores para a empresa.

Mas, o marketing digital não se restringe apenas a essas funções já citadas anteriormente. Elaborar todo um plano de marketing também ajuda a empresa a definir a sua marca para estabelecer qual é a sua missão, valores e princípios.

O processo de entender melhor quem é o seu cliente e os seus desejos e necessidades ajuda a empresa a definir melhor a identidade da sua marca e o seu modelo de negócio.

Afinal, a empresa precisa se conhecer primeiro, o que ela tem a oferecer para poder criar estratégias que possam conquistar os seus clientes.

Atualmente, na obtenção de melhores resultados trabalha-se o marketing digital juntamente com o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo permite gerar uma credibilidade e a atrair os clientes de forma espontânea e natural com a elaboração de conteúdos de qualidade.

Tendências do Marketing Digital para 2020

Tendências do Marketing Digital para 2020

Para os próximos anos, o marketing precisará se adaptar as possíveis mudanças que estão por vir com as novas tecnologias.

Uma dessas tendências é o aumento de buscas por voz em plataformas do Google ou aplicativos como o Siri.

Então, é necessário repensar o uso da ferramenta SEO (Search Engine Optimization) para evitar a perda desse tráfego que funciona de forma diferente das buscas tradicionais.

Essa ferramenta também ganha destaque no tráfego de buscas orgânicas, em que a marca não paga para estar no topo.

E em meio  ao surgimento de novas tecnologias e a melhorias de algoritmos do Google, cada vez mais precisos para se adaptar aos hábitos dos consumidores.

Os chatbots ganham relevância no mercado. A previsão é que o chatbot seja a principal forma de serviço de atendimento ao cliente (SAC), substituindo a presença humana.

O machine learning e a inteligência artificial permitem que os robôs possam atender o consumidor de formar mais rápida e a personalizar o atendimento.

É preciso também acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, que levam mais em consideração os produtos recomendados por outras pessoas.

Assim, o marketing de influência ganha cada vez mais força com os influenciadores digitais em meio a popularização das redes sociais.

Esses influenciadores ganham destaque como influência nas decisões de compra dos usuários, perdendo apenas para a indicação de amigos.

Com o consumidor mais criterioso, o branding também ganha destaque para contribuir com a construção de uma imagem positiva da marca, juntamente com a criação de uma autenticidade.

Essa sutileza é justamente o inbound marketing, combustível do marketing de conteúdo.

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