8 PS: Entenda tudo sobre este termo!

8 PS do Marketing

Os 8 Ps trazem consigo toda a inteligência das estratégias de Marketing além das novas necessidades do mercado moderno.

Com toda a certeza em algum momento da sua vida você ouviu falar nos famosos 4 PS, não é mesmo? Afinal, este é um dos conceitos mais famosos dentro do campo administrativo e mercadológico.

Entretanto, os 4 PS se mostram cada vez mais insuficientes dentro do mercado atual. Eles já não são mais capazes de interpretar as necessidades de uma organização da forma certa.

Justamente por esse motivo falar sobre os 8 PS é tão importante. Eles representam conceitos que formam os fundamentos de todas as boas estratégias de Marketing.

Para entendê-los por completo, continue lendo este conteúdo. Está preparado? Então vamos lá!

Os 4 Ps 

Os 4 PS fazem parte dos 8 PS que falaremos mais a frente, mas surgiram muito antes e forma as bases do que conhecemos hoje sobre o Marketing. Eles são conhecidos por formarem o conceito que possuímos sobre o Mix de Marketing.

Cada um desses elementos representam pilares básicos do Marketing de uma empresa e são fundamentais para que ela possa ter sucesso.

São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Veja um pouco mais sobre cada um deles a seguir!

Produto 

O produto faz parte dos 8 PS e se diz respeito ao que será entregue ao cliente e pode se manifestar tanto como um Produto quanto como um Serviço.

Quando você for pensar em um produto, precisa refletir sobre o que realmente deseja vender e ir além disso, trazendo à tona o que o seu cliente deseja comprar.

Muitas pessoas acabam pensando que desenhar um produto é algo simples, mas a grande verdade é que isso exige que seja levado em consideração:

  • O conceito por trás do produto;
  • Suas principais funções;
  • Que tipo de demanda ele deve atender;
  • Como deve ser sua aparência;
  • Como o cliente vai poder utilizá-lo;
  • Qual será o nome do produto.

Acredite, cada um desses aspectos possui o poder de definir o sucesso ou o fracasso de um produto e é por conta disso que as empresas tomam tanto cuidado na hora de desenvolver novos produtos.

Além disso, é preciso se lembrar de que pensar no produto é o primeiro passo que deve ser tomado, visto que sem um produto não há nenhum tipo de negócio que possa se manter de pé.

Preço

A imagem demonstra um Ticket de Preço, fazendo alusão ao "P" de Preço dos 4 PS.

Dentro dos 8 PS nós falamos muito sobre o preço. Ele se define por quanto você pretende cobrar pelo produto que irá comercializar. Muitas vezes isso não é definido por uma simples conta de custos, mas sim por diversos outros fatores que podem inclusive, serem intangíveis.

A definição de preço de um produto precisa levar em conta o valor que ele possui, a demanda que ele atende e inclusive o seu posicionamento de mercado e a estratégia que será utilizada.

De qualquer forma, tanto o produto quanto o preço podem ser ajustados de acordo com a tentativa e erro.

Praça

Como o seu produto vai ser distribuído dentro do mercado? O termo Praça dentro dos 8 PS se preocupa especificamente com isso.

Entender o conceito de Praça é fundamental para que o seu produto possa obter sucesso. Até porque, caso a distribuição esteja sendo feita e pelos canais errados, existe uma grande chance de que o consumo se mantenha baixo.

Para conseguir entender as preferências de consumo do seu público, o ideal é estudar o mercado, conversar com consumidores e ver as estratégias que estão sendo utilizadas pelos seus concorrentes através de Benchmarketing.

Embora isso não seja o suficiente para resolver todos os problemas de distribuição, já é mais do que o bastante para dar uma boa noção do que precisa ser feito.

Promoção

Esqueça a ideia de que a promoção representa o famigerado desconto. Na verdade, o desconto é apenas uma das estratégias existentes dentro da Promoção de um bom produto.

Isto é, descontos, liquidações, estratégias de ancoragem de preços e tantos outros recursos são apenas elementos que estão dentro do “guarda-chuva” da Promoção.

Dentro desse contexto é preciso entender como o seu produto será ofertado para os consumidores e uma boa estratégia de promoção fará o seu produto vender mais.

Aliás, vender mais é apenas um dos benefícios de uma promoção. De fato, será possível fazer com que o ROI do produto seja elevado, pois haverá mais facilidade para vender os produtos e desse modo haverá um crescimento significativo e constante em todo o negócio.

A criação dos “8 PS”

Embora os 4 PS sejam considerados os fundamentos do Marketing, passou-se a perceber que eles já não eram mais capazes de refletir a realidade do mercado por si só.

Afinal, diversos elementos passaram a integrar o mundo dos negócios e era preciso mudar. 

Por conta disso foram adicionados mais 4 PS a essa conta, formando o conhecidíssimo conceito de 8 PS.

Quer saber quais são esses outros elementos? Então leia a explicação de cada um deles abaixo!

Pessoas

As pessoas são importantíssimas tanto no lado consumidor quanto na própria prestação de serviços.

Por exemplo, são pessoas que irão consumir o seu produto e por esse motivo é preciso criá-lo pensando nelas. Isso se torna ainda mais verdadeiro na atual fase que estamos vivendo, onde o Marketing 4.0 coloca o consumidor no centro de tudo.

Em virtude disso, entender o seu público é um dos passos mais importantes para se obter bons resultados com uma estratégia de Marketing, pois é a partir desse entendimento que novos produtos e estratégias podem ser desenvolvidas.

Além disso, também é preciso levar em conta as pessoas que estão dentro de uma empresa. Isto se deve ao fato de que elas são responsáveis pelo resultado final que um negócio irá obter.

Por este motivo, um dos “PS” do Marketing se refere justamente as pessoas, pois elas são o ativo mais valioso que um negócio pode ter.

Processos

Qualquer estratégia de Marketing deve se basear principalmente em processos.

Mas na prática, o que isso quer dizer? 

Que não há muitas chances de sucesso para um negócio que toma ações impulsivas e sem planejamento.

Deve haver um cronograma que indique quais medidas serão tomadas, quais serão os responsáveis e como todo o processo deve ser feito.

Uma vez que tudo está ligado a esse tipo de controle, cada uma das ações adotadas será mais efetiva, pois todo o processo está sendo levado em consideração.

Na verdade, todo o conceito de Controle e Liderança já havia há muito tempo sido estabelecido dentro do campo Administrativo por Henry Fayol, mas a adoção de uma política de processos só se tornou uma realidade nas últimas décadas dentro do campo do Marketing.

Posicionamento

A imagem demonstra um alvo, representando o "posicionamento" dos 8 PS.

O posicionamento de uma empresa pode ser considerado um dos seus maiores ativos. Afinal, é por intermédio de posicionamento que uma empresa define como todo o mercado irá olhar para ela.

E lembre-se que isso vale tanto para grandes organizações quanto para micro-empresas.

Com um bom posicionamento uma empresa pode se destacar dos seus concorrentes e mostrar a sua razão de existir.

Empresas como Coca-Cola, Apple, Nike, P&G, Hering e tantas outras investem pesado no seu posicionamento de mercado.

Um elemento muito interessante a respeito disso é que nem todas as empresas precisam ter um posicionamento agressivo ou inovador dentro do mercado. Um grande exemplo disso é a própria Hering, que foi citada anteriormente.

Perceba que estamos falando de uma marca enorme, mas que sempre se posiciona de uma forma “comum”, se é que assim podemos dizer. Isso acontece justamente porque ela é uma marca feita para pessoas comuns.

No fim das contas, há espaço para todos no mercado, mas há muito mais folga e oportunidades para quem sabe se posicionar adequadamente.

Performance

Durante muito tempo avaliar os resultados proporcionados por campanhas de Marketing foi muito difícil.

Até porque, era muito trabalhoso identificar se um determinado cliente havia chegado a um negócio por conta de uma campanha específica de vendas.

Por conta disso, sempre houve uma certa desconfiança em relação ao Marketing, mas tudo isso mudou muito nos últimos anos.

Porém, com os sistemas automatizados existentes e com toda a capacidade de mensuração proporcionada pela tecnologia, hoje nós podemos saber perfeitamente qual é a performance de uma determinada campanha de Marketing.

Para que isso aconteça, precisamos primeiramente definir quais são os KPIS e então passar a analisá-los frequentemente.

Para saber mais sobre KPI’S, confira os seguintes conteúdos:

Um fato muito curioso é que hoje a performance têm se mostrado um dos pontos mais importantes dentro de qualquer negócio, isto se não for o mais importante e por isso é um elemento muito valorizado nos 8 PS.

Não há dúvidas de que é graças a ela que podemos identificar a efetividade de ações e então tomar atitudes em relação a isso.

Aprender sobre análise de dados, mensuração e os diversos elementos que envolvem este campo é importantíssimo e, para sua sorte, é algo mais simples do que você poderia imaginar.

Isso porque nós da Kenaz estamos dispostos a te ajudar. Aqui no nosso Blog você irá encontrar diversos conteúdos sobre o assunto e também sobre o Marketing Digital como um todo.

Não perca mais tempo e continue navegando pelos nossos artigos. Essa é a oportunidade perfeita para que você possa conhecer ainda mais sobre o assunto!